Fome à noite: 10 razões e 5 soluções

Como vai caro leitor?

Voltamos com mais um artigo sobre comportamento alimentar, saúde e controlo do peso. 

Provavelmente passa ou já passou por uma fase em que “só lhe apetece comer” quando chega a casa, ao final do dia. É muito comum, não se sinta sozinho!

De facto, o excesso de calorias ingeridas numa fase tardia do dia arruina qualquer plano alimentar saudável e intenção de emagrecimento.

Somos seres diurnos: à medida que o dia avança e a luminosidade diminui, o nosso organismo prepara-se para dormir (ou pelo menos assim deveria ser). Temos um conjunto de “relógios internos” que agem em conjunto para que o metabolismo abrande, a produção de cortisol (hormona “do stress”) diminua e se inicie a produção de melatonina (hormona indutora do sono).

Ciclo noite-dia de produção hormonal de cortisol e melatonina

Contudo, fatores como stress crónico, má alimentação, medicação, exercício/sedentarismo, défice de sono, entre outros, influenciam estes ciclos hormonais fisiológicos, predispondo a doenças e, primeiro, ao surgimento de sinais e sintomas, como a necessidade de comer à noite.

Relação entre défice de sono e obesidade

Portanto:

Porque tem tanta vontade de comer ao final do dia e/ou à noite?

Alteração que lhe causa um pico de cortisol à noite? Peça ao seu médico para medir o cortisol urinário e sanguíneo ao longo do dia (curva de cortisol).

Leia também

A hora do jantar importa?

Está nervoso, ansioso, frustrado ou preocupado, funcionando a comida como um calmante natural. Procure a psicologia.

Leia mais sobre

Alimentação emocional

O que resulta em rápidas “quebras” de açúcar no sangue – hipoglicemia – com consequente sinalização hormonal para repor rapidamente energia. Procure um médico e nutricionista.

Leia também

“Como saudável, mas não emagreço”

O que causa um pico de fome física quando “abranda” e descontrai. Faça uma melhor distribuição das refeições.

Leia também

Jejum ou fracionamento?

Ou seja de elevada carga glicémica, ou ricos em açúcar, como  doces, barras, bolachas (…) gerando grandes variações da glicemia e assim ativando os sinais de fome.

Leia também

Índice Glicémico – O Segredo?

 Muitas pessoas não almoçam, petiscam: uma sopa e um croquete, uma sanduíche e um sumo… Não são almoços, são lanches e “não saudáveis”. O almoço é uma refeição “PILAR” para o controlo do apetite à noite. Deve contar proteínas, hidratos de carbono de absorção lenta e fibras. Se passar o almoço, de certeza terá fome à noite.

Por vezes uma sopa é feita com “boa intenção”, mas não é suficiente para as suas necessidades, especialmente, se é homem, se treina ou é jovem. Resultado: picos de fome à hora de deitar.

Leia também

Jantares leves

 Ou seja, está altamente exposto. Este não é um problema físico mas sim comportamental. A solução é simples – Não ter.

Leia também

Lista de compras saudáveis com #10 itens

 Está pouco hidratado! É verdade! A fraca hidratação confunde-se com a fome/ necessidade de comer!

Leia também

Já bebeu água hoje?

Jovens, desportistas, gravidez/lactação , dietas vegetarianas, idosos (…) são grupos de risco! Resultado: fome ao longo do dia e especialmente à noite quando está menos ocupado.

Leia também

A moda da Proteína = Perigo?

5 SOLUÇÕES

1º: Fracionar as refeições com pequenos lanches

Este fracionamento dos alimentos vai promover a saciedade contínua, evitando a “acumulação” da fome em determinados períodos críticos do dia, como o fim da tarde e a noite. Mas, atenção, o que se pretende é a ingestão de pequenas porções de alimentos pouco calóricos nos pequenos lanches. Por exemplo, uma porção de fruta, iogurtes magros, queijos-frescos magros, 1 fatia de pão integral ou tostas de centeio, gelatina light,  vegetais crus (cenoura, aipo, pepino, tomate).

Artigo recomendado: Lanches saudáveis

2º: Consumir proteínas

Este nutriente encontra-se sobretudo em alimentos de origem animal (carne, pescado, ovo, leite e derivados), mas, também, em alguns do reino vegetal (feijão, grão, soja). Contudo, os de origem animal podem ter elevado teor de gordura saturada e colesterol:
 
Poderá ainda incluir proteínas de origem vegetal, que se associam a fibras, tornando-se ainda mais saciantes!
 
Está provado que estes alimentos com proteínas aumentam a saciedade e prolongam o tempo de digestão. Assim, almoçar um snack, como uma “sanduíche e um sumo” ou “uma sopa e um rissol” é uma má solução, pois são digeridos e absorvidos rapidamente, favorecendo a fome ao fim do dia.

3º: Consumir alimentos de digestão e absorção lentas

A absorção e digestão dos alimentos são condicionantes diretos do apetite!
Se rapidamente digerirmos o que comemos, é normal o nosso corpo emitir “um sinal” para que voltemos a comer.

Leia Índice Glicémico – O Segredo?

Fatores como a quantidade e tipo de hidratos de carbono, forma de confeção e processamento, quantidade e tipo de fibras, quantidade de água, entre outros aspetos, definem a velocidade de digestão e absorção de um alimento/ refeição.
 
Se quer controlar o seu apetite evite o açúcar!
 
Por outro lado, o conteúdo em fibras de uma refeição parece ser decisivo no que toca à saciedade:
 
As fibras estão presentes nas frutas, vegetais, leguminosas, sementes e cereais integrais.
   As fibras insolúveis encontram-se nos vegetais verdes esc uros (espinafres, nabiças, grelos, agrião). Devem ser consumidos no prato principal do almoço e jantar (meio prato) e também nas sopas. As suas funções são:
  
As fibras solúveis dos cereais integrais, leguminosas, sementes e alguns vegetais (brócolos, cenoura, couves, nabo) funcionam como autênticas esponjas no sistema digestivo:

As fibras solúveis devem ser ingeridas ao longo do dia começando com um pequeno-almoço completo (Ex.1 iogurte magro com bifidus, 5 colheres de sopa de cereais integrais ou 1 fatia de pão integral, 1 porção de fruta). Depois ao longo do dia deve consumir snacks ricos em fibra como pão integral e fruta fresca; já às refeições principais deve escolher arroz ou massa integrais, leguminosas frescas ou secas (feijão, ervilhas, lentilhas) e 1 chávena almoçadeira de legumes.

Truque para estimular o trânsito intestinal

Mastigar 2 colheres de chá de linhaça moída ao deitar, mais um copo de água morna.

4º: Beber água ao longo do dia

 
Beber 1,5 a 2,0 litros de água por dia promove a saciedade, pois melhora a digestão e o funcionamento do intestino e, assim, também o peso saudável. Sabe-se que a sensação de sede é facilmente confundida com a fome, por isso, se tiver constantemente apetite, experimente beber mais água!
 
    A sensação de sede vai diminuindo ao longo da vida, sendo por vezes quase inexistente nos idosos. Devemos estar atentos, especialmente a esta faixa etária.
 
    Pode optar por outras bebidas hidratantes, como o chá, as tisanas, as águas aromatizadas e a limonada, tendo o cuidado de não adicionar açúcar. Para controlar a ingestão de alimentos às refeições principais pode beber 2 copos de água grandes com sumo de limão (30 minutos antes).

Leia também Já bebeu água hoje?

5ª: Manter-se ativo!

Manter-se ativo e praticar desporto ajuda a controlar a fome, já que mantém os níveis de açúcar sanguíneos estáveis ao longo do dia, favorece o humor e diminui os níveis de ansiedade. Quando estiver com fome, mas não for hora de refeição, experimente sair de casa e fazer uma caminhada, ou embrenhar-se numa tarefa doméstica que despenda energia, como aspirar, lavar vidros, ou outra que distraia da falsa sensação.
Mas afinal quanto exercício é necessário?
Os estudos recentes dizem que 15 minutos diários (nadar, correr, pedalar, saltar) são suficientes para reduzir o risco cardiovascular e, com certeza, para promover a saciedade! Pode, também, optar por 30 minutos de caminhada diária.

 
Somos todos diferentes, por isso existem várias razões para a fome que sente ao final do dia. Médico, nutricionista e psicólogo vão ser úteis para ultrapassar este problema que, para além de aumentar o peso, se relaciona com maior insulino-resistência (diabetes), mais triglicéridos, ácido úrico e colesterol mau. Não se conforme. Procure ajuda.