Verão em forma!

Agosto #mêsdasférias

Como vai caro leitor?

Estamos em pleno verão, a maior parte das pessoas goza as suas férias durante este mês. O agosto é o mês oficial da praia, dos dias agitados, dos convívios com os amigos, das festas… por toda essa agitação é fundamental que adapte a sua alimentação às novas rotinas. Tome nota de algumas condições que deverá ter em conta, mesmo em férias:

Os seus dias são mais longos e intensos, por essa razão deve comer várias vezes ao dia, por forma a controlar o apetite e a incentivar o seu corpo a “absorver” menos aquilo que come. Lembre por que razão o jejum é inimigo do emagrecimento. Se tiver pouca imaginação para os lanches, inspire-se neste artigo Lanches saudáveis.

A hidratação é fundamental ao bom funcionamento celular, mas também à excreção de resíduos através da urina. É normal fazer mais excessos, mas não se esqueça que tem de beber água para ajudar a eliminá-los. Lembre ainda que as bebidas alcoólicas favorecem a desidratação, caso as consuma deve sempre reforçar o consumo de água em seguida (2 copos de água para 1 copo de vinho).

Relembre os artigos de interesse: 

 No verão, o sol é o principal oxidante, ou seja, estimula a produção de radicais livres que “danificam” as células. Cabe-nos prevenir e proteger o nosso corpo desse danos. Também o álcool, os alimentos ricos em açúcar/gordura e o tabaco são fortes oxidantes. Porém, a natureza pensa em tudo! As frutas e vegetais da época são especialmente ricos em antioxidantes fortes, veja a imagem seguinte:In: decoproteste.com

 

 É normal no verão fazer pequenos excessos, como uns petiscos, um gelado, a famosa bola de berlim. Não obstante, é fundamental que compense de imediato as calorias extra consumidas, não através de restrições exageradas, mas por exemplo com um jantar mais leve ou com mais algum exercício.

Veja os artigos… 

Como compensar pequenos erros e Jantares de compensação

Use sempre a máxima “Do mal o menor” e não “perdido por 100, perdido por 1000”. Quer isto dizer que se puder escolher um gelado de bola em copo e não em cone, uma mini bola de berlim, ou uma água em vez de um sumo, está a fazer boas escolhas.

Consulte o artigo sobre petiscos saudáveis e veja mais alguns exemplos de trocas inteligentes na imagem que se segue:

Trocas inteligentes

Estar de férias não significa estar parado, muito pelo contrário. Por vezes em férias gastamos mais calorias do que no dia a dia, mesmo indo ao ginásio e porquê? porque não paramos: caminhamos até à praia, nadamos, brincamos com as crianças, jogamos à bola, passeamos na avenida depois do jantar… todas as atividades contam para gastar calorias!

 Evite as tradicionais sanduíches, são práticas mas vão deixá-lo com fome rapidamente e terá de comer várias ao longo do dia. Faça um wrap caseiro de farinha de aveia com sementes e recheie-o com carne/peixe/ovo e vegetais. Veja aqui a receita. 

Pode sempre optar por levar consigo uma salada, bem acondicionada num recipiente térmico. Atenção aos molhos, opte por molho de iogurte ou queijo quark.

Lembre-se que as férias são para descansar e não para estragar a sua saúde com comida e bebida em excesso. É na moderação que está a virtude. Bom descanso!