Os vegetais podem engordar?

Caro leitor, está a ler este artigo pelo titulo? Ainda bem, pois vamos desmistificá-lo.

Ao longo das últimas semanas temos vindo a fazer publicações sobre frutas e vegetais nas nossas redes sociais (facebook e instagram). Algumas levantam dúvidas, como o figo, a uva, a banana, a cereja, até o próprio tomate… São alimentos habitualmente excluídos das dietas de emagrecimento mais restritivas, sob a razão de “conterem açúcar”. Bem é verdade, os vegetais fazem reservas de açúcar, assim como os animais fazem reservas de gordura. Mas será que é significativo em relação a outras propriedades? Vamos saber!

Comparação nutricional entre frutas e vegetais Fonte: Tabela Portuguesa da Composição dos Alimentos, INSA 2008

Fizemos esta tabela para analisarmos concretamente o assunto:

Lembramos que estamos a comparar 100g de alimento, pode-se comer um pouco mais ou um pouco menos. Ainda assim, através desta análise já conseguimos perceber quais as diferenças macronutricionais entre estes alimentos.

A pergunta mantém-se, é possível engordar à custa de vegetais?

Vamos primeiro saber o que é necessário para engordar:

Como podemos ver pela representação acima, o nosso balanço energético funciona como uma balança: se ingerir mais do que gasta então irá engordar.

Ainda assim há outros fatores a ter em conta, como a eficiência do seu metabolismo a absorver e converter nutrientes, o seu equilíbrio hormonal, o balanço de macronutrientes (se come mais/ menos proteínas, gorduras ou glícidos) e a forma como os consome (alimentos processados/ naturais, de rápida ou lenta absorção, a distribuição dos mesmos ao longo do dia, etc).

Artigos de interesse:

Recupere o seu metabolismo

Não deve “cortar” nos hidratos de carbono

Porque se engorda depois de “fazer dieta”? (1)

“Como saudável, mas não emagreço”

 

Deve ainda ter em conta a riqueza em micronutrientes e fitonutrientes, quer isto dizer, nutrientes que não têm valor calórico, mas têm valor nutricional: são indispensáveis à saúde e interferem (in)diretamente nela!

Leia também

Fitoquímicos: Venenos que Curam

Podemos então concluir que se ultrapassarmos o valor energético que gastamos, então iremos (provavelmente) engordar (formar reservas de gordura)! Dissemos de propósito “engordar” e não “ganhar peso”, pois esta expressão pode querer dizer “ganhar água ou massa magra/ muscular”. Não valorize demasiado o peso, nem confie totalmente na balança.

Respondendo à questão: É possível engordar à custa de vegetais?

É, qualquer alimento que tenha valor energético (calorias) contribui para o TOTAL de calorias ingeridas.

MAS! Atingir esse limite comendo frutas e vegetais é muito mais difícil do que comendo alimentos processados!

A escolha é sua.