Este Natal vai ser Saudável!

Caro leitor,

no Natal, a procura do “bem-estar” passa também por quebrar as regras de uma alimentação dita “saudável”. A ocasião é especial e perderia o seu encanto sem as tradicionais rabanadas, os sonhos e o tão desejado bolo-rei!

Assim sendo, o que fazer para controlar o peso e promover a saúde nutricional numa época festiva como esta?

   Não é de todo o momento para restrições alimentares!
   Porém, é possível fazer uma consoada saudável e simultaneamente de acordo com a tradição. Veja os seguintes exemplos:

  • Bacalhau ou polvo com todos: apesar do seu teor em colesterol, são peixes cozidos e pouco calóricos que constituem uma excelente opção. Quando acompanhados com batata e legumes cozidos entram no núcleo dos pratos saudáveis e continuam a ser perfeitos para manter a tradição na Consoada. 
  • Peru no forno: se eliminarmos a pele, estamos a optar por uma carne magra e saborosa, riquíssima em proteínas. O ideal será acompanhá-lo com um arroz de pinhões e passas, cozinhado sem gordura e abdicar das típicas batatas fritas, inimigas da saúde. Experimente ainda juntar a este prato uma dose de legumes em salada, salteados ou confeccionados de acordo com a sua imaginação.

 Inspire-se no artigo das receitas natalícias mais saudáveis:

Não se preocupe se não resistir a uma lampreia de ovos, a uma rabanada ou a uma deliciosa fatia de bolo-rei! Estes doces proporcionam o prazer único de uma Consoada tradicional, recheada de aromas e sabores característicos de que vale a pena desfrutar. Não deve entrar em dietas radicais, fazendo restrições acentuadas para controlar o peso. Isso está totalmente errado, sendo provável que a frustração o leve a compensar noutro momento. Lembre-se que o Natal faz parte da nossa cultura, o que deve mudar é o nosso comportamento na hora de comer.

Eis algumas indicações para desfrutar controladamente: 

  1. Faça, normalmente, todas as refeições no dia da ceia. Inclusive os lanches. Muitas pessoas não comem quase nada o dia todo, para chegar à noite e comer tudo o que não comeu durante o dia! Contudo, isto não resulta! Pois, quando se ingere muita energia de uma única vez, o nosso corpo gasta o que precisa e o resto armazena sob a forma de gordura. 
  2. Evite petiscar enquanto prepara os alimentos, irá perder a noção da quantidade ingerida. 
  3. Cuidado com as bebidas alcoólicas. São extremamente calóricas e más para a saúde. 
  4. Mastigue bem e lentamente os alimentos durante a ceia. Como “os olhos também comem” temos tendência a comer rápido para provar todas as iguarias. Porém, quanto mais rápido mastigar, menos vai saborear e terá tendência a repetir! Isto não é necessário. Mastigue bem para sentir o sabor dos alimentos. 
  5. Utilize produtos light como maionese, requeijão, leite condensado, bebidas, etc. Fará uma grande diferença na quantidade total de calorias ingeridas. 
  6. Não exagere nas quantidades, em especial, dos salgados e dos doces. Muitas pessoas afirmam “é só um dia por ano” e por isso exageram. Contudo, muitos dos alimentos preparados na ceia existem todo o ano! Sugestão: sirva várias amostras num prato de sobremesa e fique por aí!
  7.  No dia da consoada, do almoço de Natal ou mesmo do Ano Novo faça caminhada ou alguma atividade física. Ajudará a sentir-se melhor e queimar algumas calorias!


    Mas atenção, não prolongue o Natal até ao Ano Novo, senão o peso será muito mais difícil de controlar! Tome medidas logo no dia 26! Reinicie uma alimentação equilibrada e, se possível, pratique actividade física diária! Não se esqueça que comeu mais calorias do que necessita para viver, assim o seu corpo armazenou-as sob a forma de gordura. A boa notícia é que estas gorduras recentemente adquiridas são facilmente mobilizáveis! Ou seja, não é preciso muito para voltar a estar “em forma”. 

Eis algumas sugestões para pôr em prática logo no dia 26: 

  1. Congele as sobras de carnes ou divida o que sobrou com todos os convidados. Se continuar a comer alimentos hipercalóricos não haverá forma de recuperar o peso! 
  2. Beba apenas água e em grande quantidade! Depois de ter ingerido tantas “toxinas” o nosso corpo precisa de eliminá-las! Evite bebidas alcoólicas, dê “folga” ao seu fígado.
  3. Ingira pequenas quantidades de comida às refeições principais, fazendo pequenos lanches entre elas. Dê preferência a alimentos de elevada qualidade nutricional e baixa densidade energética, como fruta, legumes e lacticínios magros. 
  4. Se quer perder peso, nada melhor que ao jantar fazer uma refeição ligeira de apenas sopa de vegetais! Devo fazê-lo dia sim, dia não até ter recuperado o seu peso. Intercale a sopa com refeições de carne ou peixe só com verduras. 
  5.  Diga “chega” aos doces e fritos de Natal! Congele-os para outra época festiva! Neste ponto tem de ser persistente e ter força de vontade. Não irá ser fácil, pois após dois dias a comer “demais” o nosso corpo irá enviar-nos mais sinais de fome! Mas, com o tempo, voltará a habituar-se a comer em horas regulares, sem petiscar.
  6. Retome, reforce ou inicie o exercício físico!

Artigo recomendado:

Assim sendo, tente atingir um equilíbrio entre a tradição e aquilo de que realmente gosta e precisa de comer. Não se culpabilize por ter comido um pouco “demais”, desde que retome a sua alimentação saudável nos dias seguintes. 

Por fim sugerimos ainda receitas light de doces tradicionais de Natal:

Ingredientes:
  • Para a massa: 10 gemas; 60 g de açúcar light; 5 claras; 30 g de açúcar light; 45 g de cacau;
  • Para o recheio e cobertura: 300 g de chocolate negro: 50 g de leite magro; 200 ml de natas magras; 

    Modo de preparação:
1. Bata as gemas com 60 g de açúcar light. Noutro recipiente, bata as claras em castelo com 30 g de açúcar light. Envolva o primeiro batido com metade das claras. Adicione o cacau previamente peneirado e acrescente as restantes claras.  
2. Coloque a massa num tabuleiro forrado com papel próprio para cozer e leve ao forno a 200 graus durante cerca de cinco minutos. Retire do forno e vire sobre uma folha de papel polvilhada com açúcar light 
3. Prepare o recheio. Para tal, ferva o leite com as natas e deite o chocolate partido sobre as natas, mexendo bem até obter uma consistência homogénea. Espalhe com uma espátula o recheio sobre o biscuit cozido e completamente arrefecido. Enrole o biscuit e coloque no frigorífico durante 20 minutos.  
4. Corte na diagonal as
extremidades do biscuit. Coloque-o numa travessa e faça a montagem de forma a parecer um tronco. Cubra o tronco com a cobertura líquida. Decore com groselhas e raspas de chocolate e sirva.

Ingredientes
  • 1 chávena de chá de leite magro;
  • 1 chávena de chá de sumo de uva;
  • 1 colher de sopa de adoçante;
  • 1 ovo;
  • 1 clara;
  • 4 fatias de pão de mistura;
  • 1 colher de sopa de leite em pó magro;
  • 1 colher de chá de adoçante em pó;
  • 1 colher de chá de canela em pó.

    Modo de preparação 
Num prato fundo misture o leite, o sumo e o adoçante. Noutro prato coloque o ovo e a clara; bata com um garfo. Passe as fatias de pão no leite e depois no ovo; coloque numa frigideira anti-aderente e deixe dourar dos dois lados. À parte, misture o leite em pó, o adoçante e a canela para polvilhar as rabanadas. Sirva quente.

Ingredientes 
  • 4 ovos;
  • ½ chávena de chá de margarina light;
  • 1 colher de sopa rasa de multi-adoçante;
  • 2 chávenas de chá de farinha;
  • ½ chávena de chá de leite desnatado;
  • 1 chávena de chá de leite de coco light;
  • ½chávena de chá de coco ralado;
  • 1 chávena de chá de passas;
  • 1 chávena de chá de frutas secas;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó.
 
Modo de preparação
Bata as claras em castelo e reserve. Na batedeira, junte as gemas, a margarina, o fermento em pó e o multi-adoçante e bata até obter um creme claro. Junte o leite desnatado, o leite de coco light e a farinha alternadamente, apenas para misturar e junte as frutas secas e o coco ralado sem açúcar. Junte as claras em castelo, mexendo delicadamente com a ajuda de uma colher. Unte uma forma de anel com margarina light e farinha, coloque nela a massa e leve-a ao forno pré-aquecido durante 30 minutos, ou até espetar um palito e sair limpo. Desenforme depois de frio e decore a gosto. Decore com as frutas natalícias e fios de ovos.

Comece já a pensar na ceia de Natal: opte por confeções e ingredientes mais saudáveis e faça poucos doces! Já sabe que as sobras não podem ser comidas após dia 26! Boas festas.