DHA na gravidez

Setembro #mêsdagrávida

Estamos em setembro, o 9ºmês do ano em que se comemora a Natalidade e a Gravidez.

Durante todo o mês estamos a criar novos conteúdos que alertam para a necessidade  de cuidar do corpo, antes, durante e depois de engravidar, já que estes cuidados determinam como se desenvolve e que potencial de saúde terá o bebé!

Estar grávida é uma bênção, mas uma enorme responsabilidade.

Hoje falamos sobre um nutriente que pode ditar o futuro do seu bebé, desde logo porque é responsável pelo desenvolvimento do sistema nervoso.

Venha conhecer o DHA e saiba onde o encontrar!

Leia também os artigos anteriores sobre gravidez:

A família ómega-3

"Gorduras boas"

Os ómega-3 são ácidos gordos polinsaturados essenciais ao corpo humano, isto é, o nosso organismo não os consegue sintetizar tendo de ser obrigatoriamente consumidos através da alimentação. Os ómega-3 dividem-se em três tipos: ácido alfa linolénico (ALA); ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA).

O DHA assume especial importância na gestação, participando em vários processos, nomeadamente parece prolongar gestações de alto risco, melhora parâmetros de nascimento (peso ao nascer, comprimento e perímetro cefálico) e contribui para uma placenta saudável (menor probabilidade de stress oxidativo e inflamação, com melhor excreção dos resíduos tóxicos e melhor troca de nutrientes e oxigénio). Durante a formação do feto este atua principalmente a três níveis:

Este assume ainda maior importância no terceiro trimestre, uma vez que é a partir da 30º semana de gestação que se dá a incorporação de DHA no sistema nervoso central e aumenta gradualmente até aos 2 anos de idade da criança.

O seu impacto é tão relevante que os estudos científicos mostram uma relação entre o consumo de ómega-3 materno e a incidência de alterações do comportamento como autismo, défice de atenção e hiperatividade na criança após os 36 meses!

Dose diária recomendada & Fontes Alimentares

As recomendações apontam para 100-200 mg de DHA por dia.

As principais fontes são: 

No caso das fontes de origem vegetal, para se obter DHA dão-se alguns processos enzimáticos, mas esta conversão não se é a 100% pelo que preferencialmente devem ser consumidas fontes diretas desta gordura.

Alguns alertas:

Em conclusão...

As gorduras ómega-3 são essenciais para uma gravidez saudável. O DHA, em específico, pela sua importância no desenvolvimento do sistema nervoso do feto. Comer 3 porções de peixe gordo por semana, pobre em mercúrio, como a sardinha é uma excelente escolha!

Se está a planear a gravidez ou já está grávida não hesite em consultar um nutricionista! Muito mais do que regular o ganho de peso, juntos irão determinar o futuro do seu bebé!