O que deve ter na despensa
29 Agosto, 2017
Gravidez – Mês 8
6 Setembro, 2017
Mostrar tudo

11 medidas para “limpar” o fígado

Como vai caro leitor?

Fígado saudável vs fígado gordo

Hoje falamos sobre um órgão fundamental para o metabolismo – o fígado. Ele é literalmente o filtro do exterior para o interior.

Já antes falámos sobre ele no artigo: Fígado & Vesícula

Não é preciso ficar doente para tratar bem do seu fígado. Podemos prevenir, tomando algumas medidas diárias para ter um fígado eficiente e saudável:

  1. Reduza o consumo de bebidas alcoólicas e de cafeína (ex. chá preto, café, bebidas de cola e energéticas, guaraná), substituindo por infusões e águas aromatizadas, principalmente com gengibre, limão, dente-de-leão, alcachofra e boldo.
  2. Reforce a ingestão de água durante o dia, no mínimo 1,5 a 2 litros, pois para além de hidratar vai ajudar na regeneração das células. A água é também essencial para absorver, metabolizar, filtrar as toxinas e eliminar os resíduos através do rim.
  3. Adicione o sumo limão na sua rotina diária, em limonada, infusão, ou num simples copo de água em jejum. Ele estimula a produção da bílis, líquido oleoso contido na vesícula, que ajuda a limpar e desintoxicar o fígado.
  4. Tome 1 a 2 chávenas de chá verde por dia (não mais). Ele é rico em catequinas, um tipo de antioxidante vegetal que melhora a função do fígado e ajuda a diminuir a acumulação de gordura neste órgão.
  5.  Introduza frutos silvestres na sua alimentação, simples, em iogurtes e batidos. Eles melhoram a saúde do fígado por serem ricos em ácidos orgânicos, ajudando-o a controlar os níveis de açúcar e de gordura no sangue.
  6. Faça uma refeição só de frutas e vegetais por dia (pequeno-almoço ou jantar), inteiros ou em batido. Por conterem muita água, vitaminas, minerais e antioxidantes reduzem o trabalho metabólico do fígado, auxiliando na sua regeneração.
  7. Evite todo e qualquer tipo de alimento processado e rico em gordura, bebidas refrigerantes, fast-food, fritos e molhos. São os alimentos ricos em gordura, sal e E’s (aditivos alimentares) que mais “dão trabalho ao fígado”.
  8. Inclua vegetais nas suas refeições, pelo menos 2 vezes ao dia, pois eles contêm fibras que bloqueiam a absorção de gorduras e de sais biliares ao nível do intestino, estimulando a produção de nova bílis e assim a “limpeza” do fígado. 
  9. Aumente o consumo do alho, ele contém enxofre que ativa enzimas que neutralizam substâncias tóxicas do fígado e do sangue. O alho também contém alicina e selénio, dois potentes antioxidantes.
  10. Inclua na sua alimentação  frutos oleaginosos (ex.noz, amêndoa, avelã) e sementes (ex. linhaça e chia) pelo menos 3 vezes por semana.  Estes têm elevado teor de l-arginina (um aminoácido), glutationa e gorduras insaturadas ómega-3, que ajudam a neutralizar a amónia, oxidante causador de doenças.
  11. Reduza toda a medicação que conseguir, mesmo os comuns antinflamatórios como paracetamol, ibuprofeno e nimesulida, fortes oxidantes para o fígado!

Alguns sintomas de que o seu fígado precisa de ajuda são:

Cuide do seu fígado todos os dias!

11 medidas para “limpar” o fígado

Tempo de leitura: 2 min

Tenha acesso aos artigos mais recentes no seu email!