Testemunho #36: “…sem chás nem comprimidos”
Como vai caro leitor? Voltamos para mais um testemunho Diário de uma Dietista. Tem acompanhado as histórias dos nossos pacientes? Deixe-se inspirar! O bem não acontece só a outros. Não é “um milagre” que acontece de um dia para outro, mas com o acompanhamento certo e com dedicação, também vai conseguir atingir os seus objetivos.
No Diário de uma Dietista tratamos a pessoa: Não fazemos dietas, mudamos hábitos.
Nutrição é sinónimo de SAÚDE e não de DIETA
Apresentamos-lhe mais um caso de sucesso por acompanhamento online! Um verdadeiro exemplo de que quando a motivação existe, fazemos uma equipa invencível!
MA, recorreu aos nossos serviços em agosto de 2019 para perder o peso que há muito vinha ganhando, sem conseguir inverter este ciclo. Diversos problemas de saúde do foro autoimune, associados a doenças crónicas e medicação extensa, não auguravam um “caso fácil”.
Este foi de facto o meu primeiro pensamento! Mas enganei-me, pois encontrei uma pessoa motivada, determinada a tratar de Si sem pressas, a ultrapassar barreiras e celebrar pequenas vitórias, aderindo a tudo o que lhe foi proposto a nível nutricional. Sem medo de experimentar novos alimentos e confeções, sem tabus nem preconceitos em relação à alimentação.
E os resultados foram fantásticos! Além de ter melhorado as suas análises clínicas, teve uma mudança significativa nos seus sintomas “habituais”, determinantes do seu bem-estar e qualidade de vida!
Em agosto 2019....
Em março 2020....
PARABÉNS!
Conheça esta história na primeira pessoa:
1. Como conheceu o Diário de uma Dietista?
R: Durante as férias, através de pesquisa na internet encontrei o blog “Diário de uma Dietista”.
2. O que a levou a marcar consulta?
R: Sentir dia após dia o peso a aumentar, embora fizesse um grande esforço por controlar a alimentação começou a causar-me algum stress. Sentia que alguma coisa estava errada e por muito que me esforçasse e tentasse fazer uma alimentação saudável, não conseguia reduzir nem um centímetro, nem perder um grama de peso, pelo contrário.
3. Conte-nos a sua história, como se sentia antes de vir à consulta?
R: Devido a alguns problemas de saúde, tenho necessidade de fazer uma medicação bastante extensa. Essa medicação contribuiu para o aumento de peso, volume, retenção de líquidos. Sentia-me pesada, inchada, com os pés e joelhos a ressentirem-se com o aumento de peso. Não me sentia bem… parecia que tinha “extensões” que não me pertenciam.
4. Que objetivos atingiu? O que aprendeu/mudou?
R: Atingi os objetivos a que me tinha proposto, ou seja, mudar os hábitos alimentares e reduzir o peso/volume. Passei a incluir outro tipo de alimentos no meu dia-a-dia, cozinhando e organizando facilmente o plano da semana de forma equilibrada e nutritiva sem esquecer o aroma/sabor. Como gosto muito de cozinhar tornou-se também um desafio ir experimentando novos pratos, novas receitas.
5. A sua saúde sofreu alterações? Se sim, quais?
R: Com os novos hábitos alimentares consegui reduzir o colesterol, o que fez com que deixasse de tomar a medicação e também me sinto menos inchada diariamente. São novos hábitos que já considero “meus”, para a vida. Tenho alguns problemas de saúde que me “aborrecem”, mas sinto-me uma pessoa mais saudável, mais leve, em todos os sentidos.
6. Como descreve a sua relação com a nutricionista?
R: Uma relação de confiança e apoio constante. Palavras de estímulo e acompanhamento, incentivo, esclarecendo as dúvidas que colocava. Sempre que necessário o plano alimentar era ajustado, de modo a prosseguir o caminho.
7. Como se sente a nível psicológico/emocional após o tratamento?
R: Sinto-me feliz, muito feliz.
8. Voltaria a recorrer ao nosso acompanhamento? porquê?
R: Se voltar a precisar sem dúvida, sem hesitar.
9. O que distingue o Diário de uma Dietista de outros serviços de nutrição?
R: O plano alimentar foi indicado para mim, para o meu caso e ajustado sempre que necessário. A mudança de hábitos alimentares não implicou passar fome, não incluiu chás nem comprimidos. O plano do diário de uma dietista, ensina, dá-nos o conhecimento necessário para continuar o caminho para a vida de forma saudável, percebendo e controlando o que o nosso metabolismo precisa diariamente.