Receitas DdD: Nutella saudável & Creme de amêndoa

JULHO #mêsdocérebro

Ao longo deste mês temos vindo a demonstrar que a alimentação e o estilo de vida contribuem grandemente para a saúde, ou para a doença do sistema nervoso.

Esta semana falámos sobre o binómio nutrição-demência e sobre a importância da vitamina E para as funções do cérebro.

Leia aqui...

Como sempre, no final de cada semana, é hora de lhe trazermos duas receitas de pastas ou cremes para barrar ricas em vitamina E:

Receitas

Pasta de amêndoa

  • 400g de amêndoas cruas com ou sem casca
  1. Distribua as amêndoas num tabuleiro de ir ao forno e asse por 5-10 minutos a 180º (ou até ficarem douradas).
  2. Coloque as amêndoas num processador de alimentos/robot de cozinha/liquidificadora e triture na velocidade máxima até que se torne farinha.
  3. Limpe as laterais do processador de alimentos/robot de cozinha/liquidificadora com uma espátula e continue a triturar até obter a consistência de manteiga cremosa.
  4. Guarde num frasco de vidro.

“Nutella” saudável

  • 400g de avelãs torradas sem pele ⠀
  • 400g de tâmaras
  • 4 colheres de sopa de cacau em pó ⠀
  1. Hidrate as tâmaras cobrindo-as com água, durante pelo menos uma hora.
  1. Distribua as avelãs num tabuleiro de ir ao forno e asse por 5-10 minutos a 180º (ou até ficarem douradas).
  2. Retire a pele das avelãs.
  1. Triture as avelãs num processador de alimentos/robot de cozinha/liquidificadora durante cerca de 10 minutos até começar a formar uma pasta cremosa.
  2. Adicione as tâmaras (e a água onde foram hidratadas) e triture até obter uma pasta.
  3. Adicione o cacau em pó e triture durante cerca de 2 minutos.

Análise Nutricional

Em ambas as receitas o nutriente em maior quantidade é a gordura, mas é “boa”, por ser insaturada. As suas principais fontes, nestes cremes, são a amêndoa, as avelãs e o cacau! É justamente na gordura que se solubiliza a vitamina E, tão importante para a função cerebral!

A receita de creme de avelã com cacau é ainda rica em fibra e algum açúcar devido à tâmara. Contudo, o elevado teor de fibra e gordura lentifica a absorção do açúcar natural da tâmara, o que torna esta pasta uma boa opção para diabéticos e resistentes à insulina.

Mas atenção! Estas receitas são consideradas hipercalóricas (>1kcal/g), assim devemos respeitar a dose recomendada, dependendo do objetivo nutricional! Se está em emagrecimento não ultrapasse as 15g/dia! Pode barrá-las no seu pão “escuro”, em tostas de centeio, galletes de arroz/milho, em panquecas/crepes/tapiocas, usar como topping de frutas e de papas de aveia! Ficam deliciosas e ainda terá as seguintes vantagens para a saúde:

  • Saciedade prolongada e regulação intestinal, devido ao teor de gordura e fibra;
  • Potencial diurético, devido ao elevado teor de potássio e baixo teor de sódio;
  • Saúde músculo-esquelética, pelo teor de cálcio e fósforo;
  • Saúde cardio e cerebro-vascular;
  • Saúde da visão e do sistema nervoso;
  • Regulação metabólica e ação antioxidante, anti-aging e antinflamatória, pelo seu elevado teor em fitonutrientes e antioxidantes como a vitamina E!

Como não contêm qualquer aditivo, como conservantes, deverá guardar estas pastas no frigorífico, mesmo para manter a consistência.

Poderá ter interesse em ler…

Apesar destas serem receitas nutricionalmente equilibradas, a alimentação deverá ser o mais variada possível e individualizada!

Inicie a sua reeducação alimentar com o Diário de uma Dietista.