O que fazer a seguir aos excessos?

Como vai caro leitor?

   A Páscoa já passou… mas ficou aquela sensação de que “abusou” e que se poderia ter controlado um pouco melhor? A verdade é que existem várias épocas festivas ao longo do ano que nos deixam com esta sensação. O Natal e a Páscoa são as principais, mas todos nós temos aqueles meses em que os aniversários se sucedem, ou aquelas férias em que nos excedemos um pouco. Nunca lhe aconteceu? Com certeza que sim.

   Como resolver esta situação?
   Primeiramente, vamos falar de comportamento alimentar :

    Um comportamento alimentar equilibrado é promotor de saúde física e psicológica. Ou seja, uma excessiva restrição alimentar (Ex. “Nunca comer nada que faça “mal”) ou uma excessiva desinibição (Ex. “Vou comer à vontade porque é só hoje”), são promotores de comportamentos desequilibrados ou “limite” (Tudo ou nada). 
   A Saúde passa por um equilíbrio do corpo com a mente. Não podemos ser demasiado severos com o corpo, pois a mente tenderá a desequilibrar-se. Por outro lado, se eventualmente nos desinteressarmos de cuidar do corpo, também a mente sofrerá com isso. A virtude está no equilíbrio. Vamos lá explicar em termos práticos o que é isto:


No equilíbrio está a virtude
Muitas vezes, a ideia de alimentação saudável está associada ao consumo de frutas e vegetais. Contudo, essa visão está desajustada da realidade. Os humanos não são herbívoros. Se olharmos para a pirâmide dos alimentos vamos ver uma harmonia de alimentos, conjugados de acordo com a quantidade e a periodicidade do seu consumo.  Portanto, a alimentação saudável e equilibrada é aquela que conjuga os alimentos nas proporções e tempos adequados ao nosso estilo de vida e às nossas características biológicas. Isso deve acontecer ao longo do ano, na nossa rotina diária. 

10862708_776520059089204_752824895354285112_o

    Porém, há dias e épocas que saem da rotina! Como é o caso das épocas festivas (Natal, Páscoa, aniversários, férias). Como podemos então abrir exceções nestas quadras sem exagerar? Apresento-lhe 4 regras fundamentais que nunca deve esquecer.

  1.  Primeiro  – as festas duram 1 ou 2 dias, não 1 mês! Evite começar a comer os alimentos típicos dessas quadras muito antes. É certo que as superfícies comerciais não nos facilitam a vida e fazem de tudo para nos tentar a trazer “um pacotinho de amêndoas”, que uma vez aberto vai ser consumido. Esses alimentos típicos são para comer apenas no dia! Por exemplo, compra bolos de aniversário sem ninguém fazer anos? Então para quê comer bolo-rei quando estamos na Páscoa? É certo que muitas pessoas engordam imenso, justamente porque começam a comer “demasiado cedo”.
  2. Segundo – Evite comer as sobras! Pode até ter resistido e conseguido cumprir o primeiro ponto, mas se comprar comida a mais, que sobra para as próximas semanas, então o efeito é o mesmo. Assim que “acaba a festa” não podemos continuar a comer. Guarde, congele, dê, deite fora. Não faça do seu corpo “caixote de lixo”. 
  3. Terceiro – Durante as festas não se proíba de nada. Limite-se a controlar a quantidade e a não repetir! Lembre-se que a segunda fatia nunca sabe melhor que a primeira e que é da repetição que vem o excesso calórico.
  4. Quarto -Nos dias seguintes a estes dias especiais temos de voltar à rotina alimentar saudável. É imprescindível!

   


Como recuperar?

     Então o que devemos fazer especificamente nos dias seguintes às festas para compensar os excessos dos dias anteriores??

  • Fracionar a alimentação. É essencial para controlar o apetite. Por vezes estamos um pouco enjoados do que comemos nos dias anteriores, mas é essencial que coma pouco e várias vezes ao longo do dia, para “despertar” o seu metabolismo e controlar a fome. Sempre que chega a sensação de fome temos menos capacidade de decidir o que vamos escolher, e muitas vezes comemos mais quantidade. Assim, planeie os seus lanches e traga-os consigo para o trabalho. Tem variadíssimas hipóteses: iogurtes, pão integral, queijinhos magros,fruta fresca, frutos secos, vegetais crus, tostas integrais, muesli de cereais e sementes, gelatina sem açúcar… Veja vários exemplos neste artigo – Lanches saudáveis.
  • Ao jantar opte por uma refeição leve e de fácil digestão. É verdade que o nosso organismo à noite precisa de menos calorias para manter as suas funções e que por razões hormonais não precisamos de tanto alimento. Assim, aproveite o jantar para compensar o que comeu a mais nos dias anteriores. Opte por jantares leves e de fácil digestão como sopa de vegetais, carne ou peixe apenas com vegetais, uma salada de vários vegetais com queijo fresco… Evite pão, bolachas e cereais à noite.
  • Promover o bom funcionamento do trânsito intestinal. Depois dos excessos alimentares é normal que o intestino se ressinta, ficando mais cheio e lento. O nosso objetivo é tornar a passagem dos alimentos o mais rápida possível ao longo do tubo digestivo. Como fazemos isso? Comendo várias vezes ao dia, fazendo exercício, aumentando o consumo de líquidos e aumentando o consumo de fibras, por exemplo: escolher frutas especialmente ricas em fibras (morangos, kiwis, manga, papaia), adicionando sementes às refeições (ex. linhaça, chia, sésamo), consumindo cereais integrais (ex. pão e muesli), adicionando figos e ameixas secas aos cereais ou às saladas e consumindo mais vegetais.
  • Aumentar o consumo de água. É através da urina que a maior parte dos resíduos do metabolismo são excretados. Assim, quanto mais água beber, mais está a promover a saída dos “excessos” dos últimos dias. É recomendado mais de 1,5l de água, bebida ao longo do dia. Portanto, não tem benefícios se beber rapidamente e só num período do dia. Pode ainda optar por fazer uma infusão de ervas ou frutos, sem adicionar açúcar, para que seja mais agradável.
  • Praticar mais atividade física! Se comeu mais, mexa-se mais! Não só para ajudar a “gastar” as calorias que ingeriu, mas principalmente para auxiliar a drenagem, evitando retenções de líquidos, para melhorar o trânsito intestinal e ajudar a controlar o apetite. Tudo vale, desde caminhada, natação, bicicleta, dança… faça o que puder e o que gostar.
Pirâmide da atividade física
Pirâmide da atividade física

    Esperamos que estas indicações lhe sejam úteis para as próximas épocas festivas ou de férias. Lembre-se sempre que a quantidade importa e nos dias seguintes aos excessos há “trabalho a fazer”.

Logo-03