O ferro e a criança vegetariana

Estamos em pleno mês de…

JUNHO #mesdacriança

Na última publicação alertámos para alguns cuidados que os cuidadores devem ter com a alimentação da criança vegetariana. Nomeadamente na escolha de fontes alimentares de alguns nutrientes frequentemente deficitários no padrão alimentar vegetariano.

Leia também…

Vegetarianismo na Infância

Hoje vamos concentrar atenções num dos mais importantes:

O Ferro

Ferro, para que te quero?

O ferro é um mineral essencial em todas as fases da vida, e está envolvido em processos de desenvolvimento cognitivo e motor, participando na formação de hemoglobina e mioglobina, produção enzimática, no metabolismo da energia, entre muitos outros.

O défice de ferro é o mais comum no mundo e a infância é uma fase muito propícia a esta, no entanto isto parece não estar relacionado com o facto da criança seguir ou não um padrão alimentar vegetariano, segundo o que a evidência científica aponta. 

O ferro não é todo igual

O ferro encontra-se presente em alimentos de origem animal e vegetal:

  • De origem animal temos como principais fontes a carne, pescado, ovos.
  • De origem vegetal, está presente em leguminosas, cereais integrais, hortícolas de cor verde escura, sementes, frutos gordos, tofu, tempeh, ovos e alimentos fortificados como flocos de cereais.

O ferro “animal”, “heme” ou “ferroso” é o mais biodisponível, ou seja, apresenta uma melhor eficácia de absorção de 15 a 35%, dependendo da sua fórmula química.

Por sua vez, o ferro “vegetal”“não-heme” ou “férrico” tem uma absorção variável entre 2-20% de acordo com a presença de outros nutrientes, podendo ser inibida ou potenciada por estes. Assim, devido às diferenças na absorção, a ingestão diária recomendada de ferro está aumentada em 80% na população vegetariana.

Fontes alimentares de ferro

Como podemos potenciar a absorção de ferro?

Para otimizar a absorção de ferro podem ser adotados vários métodos:

Poderá ter interesse em…

Top25: Vitamina C

Fazer suplementação em ferro é seguro?

Sendo a carência de ferro tão comum e dificilmente corrigida apenas com a alimentação, fazer um suplemento de ferro torna-se prática comum nos dias que correm.

Contudo há que ALERTAR!

Poderá ter interesse em…

Anemia: Tratamento & Receitas

Não hesite em pedir ajuda caso as suas crianças manifestem vontade de ser vegetarianas, recusem comer carne/peixe ou se achar que não fazem a ingestão suficiente.

Fique atento a sinais e sintomas como:

Peça ajuda ao seu nutricionista, no Diário de uma Dietista!