Conjugar fruta com…

Como vai caro leitor?

Os dias estão mais bonitos e longos, convidando-nos a estar mais tempo ao ar livre. Pois bem, à medida que os dias “crescem”, a natureza traz uma maior diversidade de alimentos, principalmente, de produtos hortofrutícolas.

O consumo deste vasto grupo de alimentos é amplamente incentivado pelos profissionais de saúde, pelas suas propriedades nutricionais. Especialmente, pelo seu conteúdo em vitaminas e minerais, antioxidantes, polifenóis, fibras, água e baixo valor calórico. 

Contudo, é fundamental distinguir os vegetais das frutas! Hoje vamos conhecer melhor a fruta e dizer-lhe com que a pode conjugar.

Como consumir fruta?

Existem diversas formas de consumir fruta: seja fresca, em sumo, em batidos, na salada, confeccionada no prato, na sobremesa, seca, desidratada ou em conserva, em geleia, doce ou compota, entre outros exemplos.

No entanto, nem todos estes têm as vantagens nutricionais da fruta fresca. Veja-se que: 

mesmo 100%, abdicam da fibra e dos minerais que se encontram junto a esta, aproveitando o sumo que não é mais que água, açúcar e alguns micronutrientes;

 que podem ser feitos com a fruta inteira, têm a desvantagem de que a exposição à luz e o processo mecânico de tritura destroem grande parte das vitaminas;

perde também as sua propriedades nutricionais, pois o calor elimina os antioxidantes como a vitamina C;

seja em sobremesa, geleias, doces ou em conserva, não confere vantagem para a saúde pelo seu elevado teor calórico;

vulgo “seca”, ou liofilizada, perde grande quantidade de água e com esta são arrastadas vitaminas e sais minerais;

É importante saber que quanto mais triturada, passada, cozinhada ou dissolvida estiver a fruta maior é a destruição dos micronutrientes e maior é a capacidade de absorção dos açúcares pelo organismo. Este facto deve-se à disponibilidade dos açúcares simples (ex. glicose, sacarose, frutose), que não necessitam de digestão, limitando-se a serem absorvidos ao longo do tubo digestivo; em termos práticos, nestas formas, a fruta induz menor saciedade imediata e mais rápida sensação de fome.

Leia também

“Aprenda a comer fruta”

Posto isto, adverte-se que as frutas são importantes fontes de vitaminas e minerais mas, também, de calorias à custa do açúcar simples. Assim, a vantagem não está em consumir elevadas quantidades de um só fruto, mas sim, em respeitar a dose diária recomendada, variando o mais possível. Para saber mais sobre as propriedade nutricionais das frutas poderá consultas o sítio do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge através da aplicação “alimentos on-line”.

Com que se deve conjugar a fruta?

Muitas pessoas têm dúvidas em como comer fruta, sozinha, com outro alimento, à refeição, ao lanche?

Deve fazê-la com outro alimento e de preferência num lanche da manhã ou da tarde. A fruta tem propriedades digestivas, por isso deve evitar fazê-la simples. Em vez disso, conjugue-a com alimentos ricos em fibra, óleo vegetal ou proteína para atrasar a sua digestão e absorção.
Por outro lado deve evitar ingerir vários tipos de fruta ao mesmo tempo, ou conjugar fruta com alimentos que contenham açúcar e outros hidratos de carbono mesmo que complexos. Isso significa que nos minutos seguintes o seu corpo obterá demasiado açúcar (combustível) estimulando a formação de gordura.

Em conclusão...

Recorde-se que a fruta fresca é uma fonte de nutrientes importante. Para tirar o máximo partido deste grupo de alimentos devem ser consumidas fora das refeições principais, inteiras/ com casca, respeitando a porção recomendada e variando o tipo de fruta de acordo com a época.

Estas são indicações gerais para adultos saudáveis, existem excepções às quais estas regras não se aplicam. Em caso de dúvida deve consultar o seu médico ou nutricionista. Até breve!