6 ideias para nutrir a pele no verão

 Como vai caro leitor?


   É verão, apetece-nos estar ao ar livre, passear, apanhar sol… e todos sabemos que a pele é “quem” mais sofre com as agressões dos raios UV. Quando falamos em saúde da pele lembramo-nos imediatamente de cremes e outros tratamentos tópicos ou estéticos. Contudo, o tratamento da pele começa muito antes. Ou seja, começa na nutrição.


O que é a pele?    

     A pele é o órgão que envolve o corpo determinando o seu limite para com o meio externo. Corresponde a 16% do peso corporal e exerce diversas funções, como: regulação térmica, defesa orgânica, controlo do fluxo sanguíneo, protecção contra diversos agentes do meio ambiente e funções sensoriais (calor, frio, pressão, dor e tato). A pele é um órgão vital e, sem ela, a sobrevivência seria impossível.


    Como é sabido, “a pele é o espelho da saúde”. Desta forma, passamos muito do nosso tempo a cuidá-la e a pensar em formas de melhorar a sua aparência, gastando-se, por vezes, grandes quantias de dinheiro, desnecessariamente. A beleza e saúde da pele começam no que comemos e bebemos!
São vários os estudos científicos a demonstrar que consumir certos tipos de alimentos pode ajudar a prevenir rugas, danos causados pela exposição ao sol e manter a pele hidratada. Na próxima vez que for às compras, faça também uma lista para a sua pele:



1)   Frutos vermelhos e produtos hortícolas

     A fruta e legumes que possuem pigmentação vermelha apresentam altas taxas de antioxidantes que ajudam a prevenir as rugas precoces. A batata-doce, a cenoura, o pimento, o tomate e o melão, por exemplo, podem ajudar a manter a sua pele firme e brilhante. Acrescente mais frutas e legumes como estes à sua alimentação diária. Em vez de fazer puré de batata ou batatas cozidas com a batata regular, utilize batatas-doces; quando fizer uma sanduíche ou salada para o lanche, acrescente umas fatias de tomate, e troque as batatas fritas ou salgados por fatias frescas de melão. 


2) Citrinos

    Consumir citrinos numa base diária vai ajudar a manter a sua pele hidratada, o que a longo prazo vai prevenir as rugas. A vitamina C é um antioxidante muito poderoso que pode manter o colagénio na estrutura da sua face e impedir a flacidez. Contudo, e porque a vitamina C é solúvel na água, os níveis desta vitamina que podem ser armazenados no seu corpo são reduzidos, o que significa que terá de reforçar o seu “stock” natural, diariamente. As laranjas são uma das melhores fontes de vitamina C, mas as toranjas, limões, limas, morangos e kiwis são também excelentes escolhas para manter os níveis de vitamina C regulares. O colagénio começa a desaparecer a partir dos 30 anos – comece a armazenar a partir de agora! Misture estas frutas nas saladas para uma combinação saudável e fresca de Verão. Esprema uns limões, lima ou laranjas e beba revigorantes limonadas ou laranjadas. Esprema um quarto de limão por cima de peixe grelhado ou de frango para um condimento exótico. As opções são variadas, seja criativo. 

Leia também Top25: Vitamina C


3) Chás

Os chás verde, branco e preto são ricos num antioxidante conhecidos como EGCG. Esta é uma poderosa substância que pode prevenir o acne, danos causados por exposição solar e inflamações de pele. Bastam entre 4 a 6 copos de chá por dia para beneficiar dos efeitos do EGCG na sua pele. Substitua gradualmente o café diário por chá (sem açúcar). Mas cuidado! Se for hipertenso ou sensível à cafeína deve optar por tisanas ou pelas suas versões desteínadas.


4) Folhas Verdes

   São ricas em vitamina A, um dos nutrientes mais importantes para a saúde da pele, pois combate o envelhecimento precoce, a formação de escamas e a desidratação. A vitamina A é também essencial para a renovação celular e promove o crescimento de nova pele. Os espinafres, couves, agrião, grelos e brócolos, por exemplo, são excelentes fontes de vitamina A, sejam frescos, crus, cozidos ou cozinhados a vapor, os legumes de folha verde são excelentes agentes para a saúde da pele. 


5) Peixe

    Os ácidos gordos ómega 3 encontrados no peixe, como no salmão, atum, sardinhas ou mesmo no marisco, possuem propriedades anti-inflamatórias que combatem os danos causados pela exposição prolongada ao sol. Apesar de consumir peixe ser uma excelente forma de manter a sua pele radiante e gloriosa, mantenha moderado o consumo de marisco, de modo a não ingerir demasiado mercúrio. Comer peixe três a sete vezes por semana é suficiente, especialmente se a sua dieta já contempla bastantes alimentos saudáveis para a pele. 


6) Hidratação

   É um fator essencial para a saúde da pele. A água é a bebida de eleição, sendo que um adulto deve beber entra 1,5 a 2,0 litros por dia. Contudo, pode optar por bebidas não açucaradas como tisanas e chás frios, sumos de frutas, limonadas e refrescos. Uma má hidratação da pele promove celulite, secura, descamação e rugas precoces. O sal e as bebidas com gás são inimigos da hidratação, promovendo a retenção de líquidos e assim, a inestética celulite. Saiba mais no nosso artigo “Tudo o que deve saber sobre água“.


   Como foi descrito, anteriormente, só mantendo uma alimentação variada e equilibrada se conseguem obter benefícios para a saúde em geral e, em particular, para a pele. O verão é propício ao consumo de frutas, legumes, saladas e água, mas, também, à prática de atividade física. Fatores que, em conjunto, são a chave para uma pele bonita, lisa e saudável. Aproveite, e se for o caso boas férias!