Vou de férias e agora?
Como vai caro leitor?
Ir de férias, ao contrário do que seria suposto, pode tornar-se realmente angustiante para alguém que está a seguir um plano alimentar e tem os seus objetivos bem definidos. Uma estratégia útil para aliviar este desconforto é traçar um plano antes de viajar.
O ideal é cerca de uma semana antes criar uma estratégia em termos alimentares. A ideia é que, todos os dias, até ao dia da partida, se possa relembrar das decisões tomadas.
Decida quão rigidamente quer seguir o seu plano alimentar, especificamente que exceções pretende fazer e se considera poder recuperar algum peso já perdido, ainda que mínimo. Estas decisões são individuais, mas poderá fazê-las com o aconselhamento da sua nutricionista.
Algumas pessoas sentem-se melhor se tentarem seguir o seu plano alimentar o mais próximo possível, mesmo quando estão de férias, para que não ganhem peso algum durante este período. No entanto, para muitas pessoas, esta estratégia acaba por ser irrealista. Se o plano for demasiado rígido e acabar por não conseguir cumprir, pode acontecer algum ganho de peso ao acabar por abandoná-lo completamente, devido à desmotivação e frustração.
Optar por uma das seguintes estratégias costuma ser útil:
- Seguir quase na totalidade o seu plano habitual, permitindo-se a consumir por vezes algum um alimento que não faz parte da sua rotina alimentar;
- Seguir normalmente o seu plano, todos os dias, permitindo uma refeição livre no último dia de férias.
Utilizar uma destas estratégias pode causar um pequeno ganho de peso (assumindo que os “deslizes” não serão em demasia), o que será bastante razoável e certamente muito mais positivo do que se não controlar de todo a sua alimentação em todas as refeições, todos os dias.
Sentir-se-á muito melhor consigo própria se isto for algo que decida antecipadamente. Naturalmente não se vai sentir muito bem se tentar não ganhar peso algum e acabar comendo mais do que o planeado, resultando realmente em algum ganho de peso.
Algumas estratégias úteis:
Durante as refeições…
No regresso a casa…
Está a voltar para casa e tentou realmente seguir o seu plano alimentar o mais próximo possível enquanto esteve fora.
Reflita: Como correu? Deve estar orgulhosa/o de todas as vezes que conseguiu! Mas ainda assim é provável que esteja com receio de ver o resultado na balança. Diga para si própria/o: Quando me for pesar, é possível que tenha ganho algum peso …. Assim que chegar a casa, ao ter maior controlo na minha alimentação e ambiente, vou perdê-lo novamente!
Faça desta viagem de regresso a casa a transição simbólica do período de férias para o retorno à sua alimentação saudável.
Não necessita de tentar perder rapidamente esse peso com restrições severas. Volte simplesmente aos seus hábitos saudáveis e em poucos dias atingirá o seu peso habitual!
Boas férias!