Chocolate: SIM ou NÃO
Como vai caro leitor?
Hoje o tema é doce 😉 Vamos falar sobre chocolate, das suas propriedades nutricionais e do seu enquadramento num estilo de vida saudável. Primeiro vamos saber mais sobre esta iguaria:
O cacau e seus factos históricos
Factos nutricionais sobre o chocolate
O cacau cru é muito amargo amargo, pode encontrar-se em pó ou em pepitas. É o cacau na sua forma mais pura e pode ser utilizado diretamente em preparações culinárias, como topping (ex. de papas e iogurtes) ou para fazer um blend. É isento de lactose, glúten e de açúcar, muito rico em fibra e em proteína, tendo um teor de gordura baixo. Em termos micronutricionais é um super-alimento por conter elevados teores de magnésio, potássio, cobre, ferro, fósforo, crómio e flavonóides antioxidantes. Assim como de retinol, ácido ascórbico e de vitaminas B1, B2 e B3.
A manteiga de cacau não se encontra à venda no seu estado puro. Ela é um produto do processamento dos grãos de cacau,extraindo-se a gordura natural do mesmo, daí a designação “manteiga”. É uma gordura a 100% (60% saturada e 33% mono-insaturada) e a única que deve ser utilizada para se fazer chocolate.
O chocolate amargo, “de culinária” ou preto pode ter diversas percentagens de cacau, considerando-se o mínimo de 55%. Como ingredientes junta a pasta de cacau (70%), com açúcar e manteiga de cacau. Daí vermos aumentados os níveis de açúcar e de gordura, em relação ao cacau cru. Existem marcas que substituem o açúcar por adoçantes. Estas são opções mais adequadas para diabéticos e planos de emagrecimento. Ainda assim, o valor calórico mantém-se devido ao elevado teor de gorduras.
O chocolate de leite, como o próprio nome indica é uma mistura dos ingredientes anteriores com leite. Assim, em termos nutricionais temos o mesmo valor calórico, mas à custa de mais açúcar e de menos gordura (menos cacau). Deste modo, perdem-se as propriedades benéficas do cacau e obtêm-se os malefícios do açúcar. Este chocolate é menos saudável e deve ser considerado um “extra” do seu plano alimentar, seja de emagrecimento ou não.
O chocolate branco não é bem chocolate, porque não tem cacau. Neste caso é apenas uma conjugação da manteiga de cacau (da gordura), com açúcar e leite em pó. Assim, o valor calórico é semelhante aos restantes, mas com muito menos benefícios nutricionais, já que é isento de cacau, onde estão as propriedades benéficas para a saúde. Este chocolate deve também ser um “extra” do seu plano alimentar saudável.
Propriedades do cacau benéficas para a saúde
O cacau estimula a libertação de endorfinas, nomeadamente de serotonina, que ajuda a relaxar e a diminuir ostress. Assim, estimula o cérebro, melhora o humor e combate a depressão.
Rico em flavonóides, vitaminas e minerais, protege os sistemas cardiovascular e circulatório, bem como reduz a deposição de gordura nas artérias, combatendo assim a hipertensão e os AVC’s. Além disso, contribui para reduzir o colesterol mau (LDL) e aumentar o bom (HDL).
Pelas suas propriedades nutricionais, atua como um estimulante cerebral, favorecendo a proliferação de neurónios no sistema nervoso.
Pelo seu conteúdo em vitamina A e antioxidantes, é utilizado em máscaras que promovem a hidratação e oxigenação da pele.
Pelo seu conteúdo em vitamina A e antioxidantes, é utilizado em máscaras que promovem a hidratação e oxigenação da pele.
Pelo seu conteúdo em polifenóis antioxidantes (epicatequinas), melhoram a secreção de insulina que, por sua vez, ajuda a responder de forma mais eficaz à glicémia
Mas atenção!
Para obter todos os benefícios do cacau, sem prejudicar a saúde e o controlo do peso, consuma 15g de chocolate amargo (70% cacau) por dia!