Consulta DdD: SIM ou NÃO?
Caro leitor
Ao longo do ano existem 2 meses de “retoma” de consultas de nutrição: O setembro e o janeiro. São os meses dos recomeços, em que a motivação para compensar os excessos das férias de verão e do Natal está no auge!
Contudo, nem todas as pessoas têm as motivações/ expectativas certas, o que as condena quase de início ao fracasso. Vamos saber que fatores são esses e o que realmente o/a deve trazer a uma consulta de Nutrição Clínica e Reeducação Alimentar com o Diário de uma Dietista.
Depois de ler esta introdução pode questionar-se:
Mas que estranho... Estão a dizer que não devo ir às consultas se (não) tiver determinada motivação??
É verdade caro leitor. Não trabalhamos para “vender” consultas. Trabalhamos para ajudar pessoas a mudar o seu estilo de vida. O seu sucesso é o nosso sucesso e por isso, se não tiver as motivações certas, aconselhamos que reflita um pouco antes de vir às nossas consultas. Vamos saber porquê.
5 razões para NÃO VIR à consulta
Basta o peso não ir de encontro às expectativas que logo desiste de Tratar de Si.
Principalmente se for um objetivo irrealista. Ter objetivos é bom, mas se estes definem a sua força de vontade para mudar, então está condenado ao insucesso.
Seja um suplemento, medicamento, tratamento. Não trabalhamos com “bengalas”. O seu sucesso depende de Si e da sua Nutricionista. Nunca das “ajudas” que só o enganam temporariamente e o levam sempre ao ponto inicial
No Diário de uma Dietista tratamos de Si como um todo, como uma pessoa. Não do seu peso ou da gordura localizada aqui/ali. Portanto, para a nossa intervenção vamos ter em conta a sua história, a sua saúde/doença, os seus gostos/ preferências, o seu meio social (se vive sozinho, tem família, trabalha) e o seu comportamento alimentar (relação com os alimentos). Com base em tudo isto vamos delinear uma intervenção ao longo do tempo que vai tratar muito mais do que o peso, vai tratá-lo a Si.
O sucesso da mudança de hábitos é o tempo. Para tornar um novo comportamento numa rotina é preciso TEMPO, estima-se que pelo menos 12 semanas (3meses). Assim, se pretende vir a uma consulta por mês ou mesmo apenas à 1ª consulta para obter “um plano”, saiba que nenhuma mudança irá acontecer.
Não seja escravo da balança. Mude a mente, para definitivamente mudar o corpo.
10 razões para VIR à consulta
- Já tentou várias dietas restritivas e percebeu que o verdadeiro sucesso só é possível com a mudança de hábitos para a vida.
- Entende que o fator "tempo" é determinante para que os hábitos de facto mudem e se mantenham.
- Valoriza a forma como se sente a nível físico e mental, em vez de apenas o peso que vê aparecer na balança.
- Entende que a alimentação afeta muito mais do que a imagem que se reflete no espelho ou o número da balança. É sobretudo um forte determinante de saúde/doença e através da sua adequação pode prevenir/ tratar muitas condições.
- Percepciona a alimentação como um fator importante da sua vida, a nível de saúde, bem estar e equilíbrio emocional.
- Precisa de ajuda para mudar a sua relação emocional com a comida. Estamos aqui para lhe mostrar que a comida não é o inimigo, nem um fator de tensão/ sofrimento.
- Gostaria de mudar a sua alimentação, alterando os seus hábitos alimentares de acordo com a sua saúde, integrando-a num estilo de vida mais saudável, como um todo.
- Não consegue perceber determinadas reações do seu corpo aos alimentos, designadas habitualmente por "intolerâncias".
- É desportista e compreende que a alimentação é um fator decisivo para a sua evolução.
- Tem uma doença crónica ou metabólica, como as autoimunes. A alimentação tem uma forte "palavra a dizer" no seu tratamento.