Tudo sobre Vitamina K

Caro leitor,

hoje vamos falar-lhe sobre a Vitamina K, tantas vezes  desvalorizada por nutricionistas e médicos, mas de importância extrema para a saúde. Conheça-a e fique a saber que a saúde dos seus ossos depende dela!

O que é vitamina K?

Na verdade é um conjunto de vitaminas lipossolúveis que se dividem em:

  • vitamina K1 (filoquinona) – Fonte: Alimentação
  • vitamina K2 (menaquinona) – Fonte: Bactérias do cólon
  • vitamina K3 (menadiona) – Fonte: composto sintético
  • dK (dihidrofiloquinona) – Fonte: formada durante a hidrogenação comercial de óleos vegetais

Da necessidade total do nosso corpo, uma parte é produzida pela flora intestinal e a outra é obtida através da alimentação.

Qual a Dose Diária Recomendada (DDR)?

Quais as funções da vitamina K?

É conhecida por esta função, mas não é a única! A vitamina K regula a formação dos fatores de coagulação responsáveis por estancar um ssangramento ou hemorragia.

Participa na produção de diversas proteínas presentes no sangue, em diversos tecidos e órgãos, como no sistema cardiovascular e à prevenção de diversos cancros.

Tem um papel fundamental na saúde óssea, desde o desenvolvimento ósseo precoce até à manutenção do osso maduro saudável.

Contribui para a deposição de cálcio no osso, em vez de nos tecidos moles e vasculares.

Life 11 00452 g001
Relação entre Cálcio, vitamina D e Vitamina K2

12 alimentos ricos em vitamina K

Este alimento contém a incrível quantidade de 450μg de vitamina K numa porção de apenas 80g.

Em segundo lugar estão os brócolos. Em cada 90g há 250μg desta vitamina!

Contém aproximadamente 145μg de vitamina K numa porção de 70g.

Também é uma boa fonte deste nutriente, pois em cada 60g de espinafre encontramos aproximadamente 96μg de vitamina K.

Em cada 50g desta couve há cerca de 150μg de vitamina K.

Uma boa notícia para quem come “fora” e encontra pouca variedade de vegetais! Em cerca de 60g de folhas há 120μg de vitamina K.

Outro alimento versátil por ser consumido  tanto cru como cozido! Em 80g de cenoura encontramos 110μg de vitamina K.

Além de ser pouco calórico contém 77μg de vitamina K em 100g.

O repolho concentra 340μg de vitamina K em 100g. 

Enquanto o azeite contém cerca de 8μg de vitamina K numa colher de sopa, o óleo de canola concentra entre 16 e 25μg na mesma porção.

Apesar de pouco apreciado por muitos, há que citar esta boa fonte deste nutriente. Em 100g encontramos cerca de 104μg de vitamina K.

O ovo é um dos alimentos mais versáteis e acessíveis da nossa alimentação! É ainda uma das melhores fontes animais de vitamina K, contendo 147μg em 100g de gemas (cerca de 3 unidades grandes).

Cuidados e Precauções

Se faz medicação anticoagulante como a varfarina, com certeza já foi alertado pelo seu médico para a moderação no consumo de fontes alimentares desta vitamina, já que interagem com a ação do medicamento. Para além disso, não deve fazer qualquer auto-suplementação, em especial direcionada à saúde óssea, pois contêm frequentemente esta vitamina.

A carência de vitamina K é rara. Ainda assim pode acontecer em populações de risco como recém-nascidos, lactentes e em doenças do trato gastrointestinal que alterem a absorção de nutrientes, como síndrome do intestino irritável, doença de Crohn e mesmo com o uso prolongado de antibióticos ou até cirurgia bariátrica. Nestes casos pode haver necessidade de suplementação, mas sempre vigiada por um profissional de saúde.