Receita da Semana: Pastas vegetais

Como vai caro leitor?

Hoje trazemos um artigo de receitas para substituir os típicos acompanhamentos do pão: manteiga, queijo, charcutaria, doce…

Além de mais saudáveis, são práticos e baratos, já que lhe permitem fazer uma dose maior e armazenar no frio durante cerca de 1 semana.

São ainda isentos de lactose, ovo e por isso totalmente VEGAN! Vamos a eles!

No mercado já existem algumas opções saudáveis. Vendem-se habitualmente em dietéticas, lojas de produtos vegetarianos ou nas áreas “saúde” das superfícies comerciais.

Vamos começar por lhe mostrar algumas marcas disponíveis online:

Apresentação: frasco de 200g. Contém glúten.

Ingredientes: tofu*; azeite extra virgem*; alga Atlântica Esparguete do Mar*; miso*; shoyo*; amido de tapioca*; especiarias (tomilho* e oregãos*)

Apresentação: frasco de 125g. Isento de lactose, glúten e açúcar

Ingredientes: sementes de girassol*; óleo de girassol*; água; sumo de limão*; alho de urso*, azeite*; sal marinho; especiarias*.

Apresentação: frasco de 125g. . Isento de lactose, glúten e açúcar

Ingredientes: sementes de girassol*; óleo de girassol*; água; sumo de limão*; rábano picante*, azeite*; sal marinho; redução de vinagre de vinho*, goma guar*.

Apresentação: embalagem de 50g.  Isento de lactose, glúten e açúcar

Ingredientes: Cogumelos*; água microfiltrada, azeite virgem*, amido de tapioca*, levedura de cerveja, cebola* em pó, sal marinho, aroma natural, gelificante: carragenina

Apresentação: embalagem de 50g. Isento de lactose, glúten e açúcar

Ingredientes: Alcachofra*, azeite* virgem, amido de tapioca*, água, cebola* em pó, sal marinho, carrageno.

Vamos agora às nossas 10 receitas caseiras!

O Modo de Preparação é muito simples e semelhante para todos!

Basta que lave, separe e corte os ingredientes em pedaços pequenos, triturando-os num processador até obter um creme homogéneo. Guarde num recipiente de vidro e coloque no frio para obter consistência e conservar. Sirva frio e decore com vegetais!

Ingredientes: 1chávena de tomate seco; 4 colheres de sopa quark sem lactose OU iogurte de soja natural; 4 colheres de sopa de azeite; 2 dentes de alho picados; sal, orégão e manjericão q.b. (ou quark com ervas)

Ingredientes: 2 corações de alcachofra; 2 dentes de alho amassados; 1/2 cebola pequena picada; 1 pitada de pimenta preta moída; 1/2 pimento vermelho; sal marinho q.b.; 2 colheres de sopa de azeite.

Ingredientes: 4 colheres de sopa quark sem lactose OU iogurte de soja natural; 4 colheres de sopa de azeite; 1 colher de sopa de vinagre; 1 molho de salsa fresca pequeno; cebolinho e pimenta preta q.b.

Ingredientes: 2 cenouras médias raladas; 1/2 curgete picada com a casca; 1 dente de alho amassado; sumo de 1/2 limão; 1/2 chávena de azeite; sal q.b.

Ingredientes: 1 berinjela grande; 2 colheres de sopa de tahine (pasta de sésamo); 3 dentes de alho picados e amassados; sumo de 1/2 limão.

Preparação: Lave, parta em metades e asse a berinjela numa assadeira untada com azeite, durante 25 minutos. Retire, espere arrefecer e retire a polpa com cuidado. Amasse a polpa com o alho, tahine, limão, tempere com sal e sirva.

Ingredientes: 1 chávena de grão de bico cozido; 1 fio de shoyu (molho de soja light bio); 1 fio de azeite virgem; sumo de 1/2 limão; 1 dente de alho picado; ervas aromáticas a gosto.

Ingredientes: 2 colheres de sopa de tomate fresco; 1 colher de sopa de azeite; 1 fatia de tofu biológico esmagado; 1 folha de louro; pimenta preta e sal q.b.

Ingredientes: 200g de tofu natural; 2 rodelas de gengibre cru; 2 colheres de sopa de azeite; 1 colher de chá de orégão; sal, pimenta e alecrim em pó q.b.; água q.b para ligar

Ingredientes: 2 abacates bem maduros; sumo de 1 limão; 1 colher de café de mostarda; 2 cebolas pequenas raladas; sal, pimenta e ervas aromáticas a gosto.

Ingredientes: 1 chávena almoçadeira de grão de bico; 3 dentes de alho; 1 colher de sopa de sementes de sésamo; 4 colheres de sopa de azeite; 1 talo de aipo; 1 colher de café de cominhos

Preparação: Torre as sementes de sésamo no forno ou numa frigideira sem gordura. Num liquidificador junte o grão, o alho, o sésamo, o azeite, um pedaço de aipo com cerca de 10cm cortado e  polvilhe com os cominhos. Sirva frio.

SUGESTÕES de Utilização

  1. Molho para saladas
  2. Molho para vegetais como entrada
  3. Pasta para barrar em pão / tostas /galletes
  4.  Pasta para barrar em panquecas ou tapiocas

Outros Artigos sugeridos

Estes contêm opções proteicas, com lactose e não-vegan

Guarnições (diferentes) para pão

Receita da semana #33 – Pastas saudáveis