O que comer na Páscoa?
Como vai caro leitor?
A Páscoa aproxima-se, por isso hoje temos uma publicação sucinta acerca desta época.
A Páscoa é a mais antiga celebração cristã que consagra a ressurreição de Jesus ocorrida três dias depois da sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento. Esta festa é antecedida do período de quaresma, ou seja, de 40 dias de jejum e orações, evitando-se a carne, os doces e açúcares.
Porém, tal como o Natal, a Páscoa tem visto os seus valores desvirtuados, transformando-se num festim de doces, amêndoas e chocolates, para pequenos e graúdos. Quem nunca se sentiu tentado ao entrar num supermercado com construções de ovos de chocolate?
A Tradição
Originalmente, os ovos de Páscoa eram especialmente decorados e trocados como presentes para celebrar o feriado. A tradição mais antiga consiste em utilizar ovos de galinha tingidos e depois pintados, mas o costume moderno consiste em trocar ovos de chocolate. Já o Coelhinho da Páscoa que advém de uma tradição pagã, é um análogo do Pai Natal, escondendo os ovos para as "caças" e distribuindo-os no final.
Ou seja, tudo tem uma origem histórica, que infelizmente se vai desintegrando, submergindo ao consumismo dos dias de hoje.
É nossa função ensinar aos mais novos o porquê das coisas, o porquê de só poderem comer amêndoas e chocolates no domingo de ressurreição, como uma forma de comemoração. Mesmo que a família não seja cristã ou praticante, é a época ideal para explicar às crianças os seus limites, isto é, que os doces são para os dias festivos sejam eles quais forem (Natal, Páscoa, aniversários, etc).
- Não compre amêndoas e doces em excesso. Os que comprar esconda para que no dia sejam uma surpresa.
- No domingo de Páscoa organize uma caça ao ovo com as suas crianças. É uma atividade lúdica, educativa e inesquecível. No final cada um come os que encontrou.
- Compre aquele ovo que eles desejam, o com o embrulho mais bonito e não necessariamente o maior! Se for muito grande ensine-o que deve repartir pelos amigos na escolinha.