Quer estar leve ou em forma?

Como vai caro leitor?

Eis mais uma publicação sobre comportamento alimentar, para a maior parte dos leitores não tão interessante, mas de imensa importância para se distinguir o “bonito” do “saudável”.

Magro ou em forma?
Leve ou em forma?

Os standards de beleza mudaram bastante ao longo da história. Atualmente a cultura do corpo magro continua, contudo hoje valoriza-se mais a formas do corpo feminino, como o busto e o quadril. Para isso, cada vez mais se recorre à cirurgia estética.  Desnecessariamente, diria, já que com o exercício certo, consegue um corpo bonito, tonificado e com formas proporcionais.

Muitas mulheres recorrem à consulta de nutrição para emagrecer. Por vezes, a qualquer custo, ou seja, estão dispostas a passar fome, fazer dietas restritivas de batidos, sopa, frutas, etc. Isso nunca garantirá um corpo bonito, provavelmente apenas uma figura mais esguia quando vestida. O mais importante é que se sinta bem com o seu corpo como ele é, sem roupa.

Os planos alimentares muito restritivos não emagrecem, na realidade desnutrem. Quer isto dizer que gastam tanto gordura como músculo e água! Músculo e água, a única coisa que é necessária para a tonificação! Provavelmente a maior parte das mulheres não deseja ser magra ou “leve”, mas sim tonificada e “em forma”. Vejamos algumas imagens que mostram a diferença:

 

magro, em forma

Sabia que são também muitas as mulheres que se sentem tristes com o seu corpo por serem demasiado magras e não conseguirem ter “formas” de acordo com os standards atuais?

Pois bem, os emagrecimentos rápidos não preservam o músculo, mesmo que o afirmem na publicidade! Também não “transformam” gordura em músculo, isso é impossível, nem com a melhor magia! Só com exercício se forma músculo e só exercício+alimentação gasta gordura preservando a massa múscular.  Com Todos os planos de alimentação sem exercício do planeta perderá músculo e tonificação. Pense por exemplo na zona do rosto, não descai um pouco quando emagrece? O mesmo acontece com o resto do corpo se não fizer exercício.

É fundamental que deixe de avaliar o seu corpo pelo peso. O que importa o peso quando se trata de músculo? Quando não há um excesso ponderal que ponha em risco a saúde, o peso passa a ser apenas um número, sendo a medida mais enganadora no que toca a avaliação da composição corporal. As imagens seguintes mostram a composição corporal em percentegam de adultos saudáveis:

Obr_30 resr2_s

Percentagem do peso em gordura, por faixa etária e por género

Ou seja, mais de 55% do nosso corpo é água. Isto significa que quando há uma variação do peso corporal, por exemplo, se de um dia para o outro aumenta 1kg,  este não é com certeza gordura, é água e comida armazenada. O gasto ou acumulação de gordura corporal é um processo lento e progressivo. É por isso que os emagrecimentos de “qualidade” se querem lentos. Quando ouvir dietas a prometeram 6-8kg num mês já sabe que lhe prometem perda massiva de água e músculo,ou seja, flacidez, pois só com muito exercício isso seria possível de outra forma. Está disposta a perder aquilo que a faz parecer tonificada e saudável?

Mais, existem vários tipos de corpo, cada pessoa tem o seu:

adjecf bodytypes

Esta característica é genética e não há como mudá-la. É muito importante que goste de si como é, em vez de querer ter o corpo de outra pessoa. Trabalhe no seu corpo, em vez de o maltratar e privar. O exercício combinado com alimentação é a melhor forma de modelar o corpo. Esqueça “os comprimidos”, são falsas ou temporárias soluções que só irão dificultar a mudança. Adira a um estilo de vida mais saudável, por si e pela sua família.

Para fazer exercício não necessita de se inscrever num ginásio, a não ser que tenha alguma complicação de saúde. Pode fazê-lo em casa, através da net e na rua. Sugiro-lhe este plano de treino:

2ª feiraTreino de resistência – link
3ª feiraTreino de baixa intensidade – caminhada 6km/h, 45 minutos
4ª feiraTreino de resistência – link
5ª feiraTreino de baixa intensidade – ciclismo 10km/h, 60 minutos OU saltar à corda por 15 minutos= 500 saltos ou +
6ªfeiraTreino de resistência – link
SábadoTreino de alongamentos – pilates, yoga
DomingoDescanso

Os links recomendados pertencem ao site www.fitnessblender.com . Neste pode encontrar milhares de vídeos com exercícios de várias intensidades e tipos, adaptados aos seus gostos e necessidades, totalmente gratuitos. Como vê, não há razão para estar parado!