16 Outubro – Dia Mundial da Alimentação
Caro leitor, sabe que dia é hoje?
16 de Outubro - Dia Mundial da Alimentação
Dia Mundial da Alimentação
Objetivos do Dia Mundial da Alimentação
- Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis;
- Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo;
- Reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento;
- Promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento;
- Encorajar a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida.
Este ano 2024, a FAO apresenta como tema:
"Direito aos Alimentos para uma vida e um futuro melhores"
O direito à alimentação é um direito humano fundamental consagrado no direito internacional. No entanto, atualmente, nem todas as pessoas no mundo têm acesso aos alimentos de que necessitam para terem uma vida saudável.
As razões são inúmeras. Atualmente, cerca de 733 milhões
de pessoas passam fome, principalmente devido a conflitos, choques climáticos, desigualdades e retrações económicas.
Mais de 2,8 mil milhões de pessoas não conseguem ter acesso a uma alimentação saudável. Isso significaque, mesmo que consumam a quantidade suficiente de calorias, podem não estar a ingerir os nutrientes e a variedade de que precisam para serem saudáveis. Em termos simples, quase metade da população mundial atual não dispõe dos nutrientes de que necessita para se desenvolver ‒ e, em alguns casos, para sobreviver. Isto significa que cerca de metade da população mundial tem mais probabilidades de adoecer, de sofrer de uma doença crónica ou de lhe faltar vigor para levar uma vida
A nível mundial, cerca de 2,5 mil milhões de adultos e 37 milhões de crianças de idade inferior a cinco anos têm atualmente excesso de peso. Ao mesmo tempo, cerca de 1,6 mil milhões de mulheres e crianças apresentam carência de uma ou mais vitaminas e minerais. Esta situação deve-se, pelo menos em parte, ao facto de não terem acesso a uma alimentação saudável, o que afeta a sua saúde, crescimento e desenvolvimento cerebral.
Muitas crianças não estão a crescer adequadamente: 22,3% das crianças de idade inferior a cinco anos de idade sofrem de atraso no crescimento, o que significa que são demasiado pequenas para a sua idade, enquanto 6,8% sofrem de desnutrição ou são demasiado magras para a sua altura. Também neste caso, a alimentação desempenha um papel fundamental.
Os regimes alimentares que contêm demasiados alimentos pouco saudáveis também contribuem para o aumento das doenças cardiovasculares, da diabetes e de certos tipos de cancro. Não se trata apenas de problemas individuais, mas também de problemas nacionais, posto que a doença exerce pressão sobre os sistemas de saúde pública e as pessoas ficam com menos capacidade para contribuírem para a sociedade.
Estes problemas também têm a ver com os sistemas agroalimentares, dado que os alimentos nutritivos e variados necessários a um regime alimentar saudável não estão suficientemente disponíveis nem são acessíveis em termos financeiros.