
A mudança começa de dentro para fora
Como vai caro leitor?
Esta publicação destina-se a divulgar um caso, que em vez de raro, qualquer um de nós poderia ter escrito.
O ciclo “peso ⇒ baixa auto-estima ⇒ tristeza ⇒ imagem corporal distorcida ⇒ peso” é uma constante nas mensagens e pedidos de ajuda que nos chegam.
Por isso, hoje publicamos um pedido de ajuda real e a nossa resposta ao mesmo. Tudo está na nossa MENTE e na forma como encaramos o nosso corpo, a nossa saúde e, em última análise, a própria vida:
MENSAGEM:«Olá estou a adorar a vossa página, super interessante, tem muito boas dicas…. Mas eu realmente tenho um problema com comida. Sempre fui gordinha mas, contudo, quando fui mãe há 3 anos nunca mais consegui recuperar o peso, e para ser sincera não tenho vontade nenhuma de fazer dieta, só de pensar no assunto fico logo mal disposta. Eu penso que o meu problema é mesmo esse: mal penso em dieta já não me suporto a mim mesma. O que é certo é que não posso assim continuar… O meu grande problema, penso eu, é ter ataques de gulosice, como tudo que é doce à minha volta… Não me consigo controlar… Será que me podem ajudar com algum tipo de conselho…. Beijos e obrigado pela página»

Cara XXXXX, o que nos conta é muito comum.
Tudo isso resume-se a um só facto: está a encarar a alimentação como um PROBLEMA.
Enquanto assim for, passará períodos de restrição exagerada (a tentar-se controlar para emagrecer) e logo de seguida por períodos de desinibição alimentar (comerá mais e mais rápido, do que tudo o que não comeu).
Tudo passa por uma mudança na sua mente, ou seja, tem que mudar a sua atitude perante a alimentação. A alimentação é uma coisa boa, que para além de nos fazer viver, dá-nos prazer. Não pode continuar a punir-se com a alimentação, pois “nunca terá descanso”.
Então faça assim: ESQUEÇA O PESO! Não pense em SI como uma questão de PESO. Passe a considerar que tem “uma questão de saúde” e tem de mudá-la. Na realidade não é o seu peso que tem de mudar, é o seu estilo-de-vida. Só assim terá um peso equilibrado. Enquanto só “tratar o peso” passará a vida a repetir o processo (emagrecer-engordar…ficar triste, deprimida, sem auto-estima).
Portanto, defina medidas para alterar o seu estilo-de-vida, onde deve incluir NOVOS hábitos alimentares e de atividade-física (nem que seja uma caminhada 3x/semana).
Recomendamos as publicações:
Estas publicações são o INÍCIO da sua mentalização para mudar o estilo de vida, para uma alimentação mais saudável e para uma vida mais ativa.
Depois vem a segunda parte, o que é uma alimentação saudável?? A maioria das pessoas tem noções erradas, pelo que deve ponderar ser acompanhada por um profissional (tem várias vantagens).
Por fim, tem de ser mais flexível e permissiva consigo própria. Toda a gente gosta de um “miminho” e não é isso que a vai engordar ou fazer ser “menos saudável”. Se for demasiado restritiva/punitiva e nunca se permitir comer “1 bombom”, um dia vai comer “a caixa toda”. O que a prejudica não é “O bombom”, é “A caixa”.
Concluindo, o poder de MUDAR está em si! Na sua mente. Mude o seu estilo de vida. Se não souber exatamente como o fazer e precisar de uma motivação extra procure um nutricionista (vai ajudar imenso)! Ao conseguir fazer esta mudança e deixar de pensar constantemente no que (não) come, o peso vai desaparecer sem dar por isso. Tudo vai acontecer naturalmente!

De facto, qualquer um de nós, em determinada fase da vida, poderia ter escrito esta mensagem.
Procuramos soluções milagrosas para o peso, esquecendo que este é o reflexo da nossa saúde e do nosso estilo de vida. E irá continuar a sê-lo até decidirmos tomar as rédeas e MUDAR.
Existem pequenas ajudas, mas não existem milagres! Não é a Dieta XPTO, nem o suplemento alimentar da moda, nem o livro WXY ou mesmo o médico XYZ que terá SOLUÇÃO mágica. Se assim fosse, não haveria excesso de peso no mundo e seriamos todos magros.
O peso é só a consequência! Trate a CAUSA, em vez de passar a vida a tentar remediar o resultado.
Esqueça o PESO, MUDE a sua MENTE!
