A mudança começa…

   Esta publicação destina-se a divulgar um caso, que em vez de raro, qualquer um de nós poderia ter escrito. 
   O ciclo “peso ⇒ baixa auto-estima ⇒ tristeza ⇒ imagem corporal distorcida ⇒ peso” é uma constante nas mensagens e pedidos de ajuda que nos chegam. 

Por isso, hoje publicamos um pedido de ajuda real e a nossa resposta ao mesmo. Tudo está na nossa MENTE e na forma como encaramos o nosso corpo, a nossa saúde e, em última análise, a própria vida:

MENSAGEM:

«Olá estou a adorar a vossa página, super interessante, tem muito boas dicas…. Mas eu  realmente tenho um problema com comida. Sempre fui gordinha mas, contudo, quando fui mãe há 3 anos nunca mais consegui recuperar o peso, e para ser sincera não tenho vontade nenhuma de fazer dieta, só de pensar no assunto fico logo mal disposta. Eu penso que o meu problema é mesmo esse: mal penso em dieta já não me suporto a mim mesma. O que é certo é que não posso assim continuar… O meu grande problema, penso eu, é ter ataques de gulosice, como tudo que é doce à minha volta… Não me consigo controlar… Será que me podem ajudar com algum tipo de conselho…. Beijos e obrigado pela página»

A resposta da Nutricionista...

Cara XXXXX, o que nos conta é muito comum. 

Tudo isso resume-se a um só facto: está a encarar a alimentação como um PROBLEMA.
Enquanto assim for, passará períodos de restrição exagerada (a tentar-se controlar para emagrecer) e logo de seguida por períodos de desinibição alimentar (comerá mais e mais rápido, do que tudo o que não comeu).

Sugiro a leitura de “Por favor não faça dieta“.

Tudo passa por uma mudança na sua mente, ou seja, tem que mudar a sua atitude perante a alimentação. A alimentação é uma coisa boa, que para além de nos fazer viver, dá-nos prazer. Não pode continuar a punir-se com a alimentação, pois “nunca terá descanso”.

Então faça assim: ESQUEÇA O PESO! Não pense em SI como uma questão de PESO. Passe a considerar que tem “uma questão de saúde” e tem de mudá-la. Na realidade não é o seu peso que tem de mudar, é o seu estilo-de-vida. Só assim terá um peso equilibrado. Enquanto só “tratar o peso” passará a vida a repetir o processo (emagrecer-engordar…ficar triste, deprimida, sem auto-estima).

Portanto, defina medidas para alterar o seu estilo-de-vida, onde deve incluir NOVOS hábitos alimentares e de atividade física (nem que seja uma caminhada 3x/semana).

Recomendo as publicações:

Mude a mente para emagrecer

5 passos para uma nova vida

Estas publicações são o INÍCIO da sua mentalização para mudar o estilo de vida, para uma alimentação mais saudável e para uma vida mais ativa.

Depois vem a segunda parte, o que é uma alimentação saudável?? A maioria das pessoas tem noções erradas, pelo que deve ponderar ser acompanhada por um profissional (tem várias vantagens). 

Por fim, tem de ser mais flexível e permissiva consigo própria. Toda a gente gosta de um “miminho” e não é isso que a vai engordar ou fazer ser “menos saudável”. Se for demasiado restritiva/punitiva e nunca se permitir comer “1 bombom”, um dia vai comer “a caixa toda”. O que a prejudica não é “O bombom”, é “A caixa”.

Concluindo, o poder de MUDAR está em Si! Na sua mente. Mude o seu estilo de vida. Se não souber exatamente como o fazer e precisar de uma motivação extra procure um nutricionista (vai ajudar imenso)! Ao conseguir fazer esta mudança e deixar de pensar constantemente no que (não) come, o peso vai desaparecer sem dar por isso. Tudo vai acontecer naturalmente!

   Isto são mudanças de hábitos, como tal exigem TEMPO. Não vai conseguir tudo de um dia para o outro e haverão “dias melhores e piores“, como em tudo na vida. Seja persistente e perseverante, vai compensar. 

Em conclusão...

De facto, qualquer um de nós, em determinada fase da vida, poderia ter escrito esta mensagem.
  Procuramos soluções milagrosas para o peso, esquecendo que este é o reflexo da nossa saúde e do nosso estilo de vida. E irá continuar a sê-lo até decidirmos tomar as rédeas e MUDAR.    
    Existem pequenas ajudas, mas não existem milagres! Não é a Dieta XPTO, nem o suplemento alimentar da moda, nem o livro WXY ou mesmo o médico XYZ que terá SOLUÇÃO mágica. Se assim fosse, não haveria excesso de peso no mundo e seriamos todos magros.
     O peso é só a consequência! Trate a CAUSA, em vez de passar a vida a tentar remediar o resultado. 
Esqueça o PESO,  MUDE a sua MENTE!