16 Outubro – Dia Mundial da Alimentação

Caro leitor, sabe que dia é hoje?

16 de Outubro - Dia Mundial da Alimentação

Dia Mundial da Alimentação

O dia 16 de outubro marca o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em 1945.
A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Neste dia realizam-se várias atividades relacionadas com a nutrição e a alimentação, com a participação de cerca de 150 países, incluindo Portugal. Todos as atividades e informações podem ser encontradas no site FAO.
Visitar site FAO

Objetivos do Dia Mundial da Alimentação

  • Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis;
  • Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo;
  • Reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento;
  • Promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento;
  • Encorajar a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida.
Este ano 2023, a FAO apresenta como tema:

"A Água dá Vida, Nutre"

"Não deixar ninguém para trás"

A escassez de água é um dos principais problemas de desenvolvimento da atualidade. No entanto, dependendo do local do mundo onde nos encontramos, a fragilidade dos nossos recursos hídricos pode nem sempre ser evidente. Talvez porque, para muitos de nós, a água está sempre presente na vida quotidiana e na economia, pode ser difícil imaginar que, hoje em dia, 2,4 mil milhões de pessoas vivem em países que enfrentam o desafio da escassez de água.

Por mais azul que a Terra possa ser, é preciso não esquecer que apenas 2,5 por cento da água existente no nosso planeta é doce. E esse fornecimento está longe de ter uma distribuição igualitária. Além disso, está a diminuir rapidamente.

As razões são diversas, mas, em última análise, têm origem humana. O resultado é cada vez menos água para beber, cultivar alimentos e produzir os bens de que necessitamos ‒ e para sustentar os ecossistemas deque dependemos.

Como tantas vezes acontece, as pessoas que sentem primeiro e mais duramente a crise são as que vivem em zonas deficitárias em água e têm menos capacidade para lidar com a situação. Se estamos empenhados em não deixar ninguém para trás, a ação no domínio da água não pode esperar.

Destinando-se quase três quartos de toda a água doce à agricultura, uma mudança na forma como produzimos os nossos alimentos, fibras e outros produtos agrícolas terá o maior potencial de impacto. É também onde a inação se tornará mais evidente.

Isso significa que, coletivamente, corremos o risco de a situação se degradar a ponto de se tornar irreversível e as alterações climáticas vão certamente agravar os nossos desafios em matéria de recursos hídricos.

Podemos e temos de encontrar formas de produzir mais com menos água. Precisamos de proteger os recursos de água doce de que dispomos atualmente e os sistemas alimentares aquáticos da poluição e dos impactos das alterações climáticas, e temos de garantir que as pessoas têm um acesso mais equitativo à água. Por outras palavras, temos de tratar a água que nos resta como se a nossa vida ‒ e a nossa alimentação ‒ dependesse disso.

O que cada um de nós pode fazer?

Nas últimas duas décadas, grosso modo, cada um de nós na Terra perdeu um quinto da água doce ao seu dispor.

Para algumas pessoas, a realidade é muito pior. Com efeito, nalgumas regiões, aquele número aproxima-se de um terço.

O rápido crescimento da população, a urbanização, o desenvolvimento económico e as alterações climáticas têm vindo a afetar severamente os nossos recursos hídricos. Em conjunção com a poluição, a captação excessiva e a má gestão geral da água, cria-se um quadro complexo de desafios.

Para ilustrar a escala de apenas um deles: atualmente, mais de 80 por cento das águas residuais a nível mundial são lançadas no meio natural sem tratamento.

Factos sobre Água e o Mundo

Estratégias para Investigadores, Empresas e Sociedade Civil

Estratégias para "Todos nós"

Água é vida. Água Nutre. Não deixamos ninguém para trás.