Testemunho #1: Dos 130 aos 75!

Como vai caro leitor?

Hoje inauguramos os nossos testemunhos com uma história que o vai impressionar. 

Não uma história contada por nós, mas sim em nome próprio. Inspire-se:

O meu nome é Hélder Soares,

gostaria de deixar o meu testemunho de mudança de vida, graças ao apoio da Drª Catarina.
Tenho 35 anos e sempre tive peso a mais. Tentei vários tipos de dieta, exercício , ginásio, mas nunca consegui verdadeiramente estar como estou hoje. Em algumas dietas perdi cerca de 20  a 25 kg, mas passado pouco tempo voltei a recuperar.
Vou deixar o meu testemunho de mudança de vida, que passei no último ano e meio sensivelmente:
No Natal de 2013 a mulher da minha vida ofereceu-me um vale de 3 consultas para a Dra Catarina, por perceber que já não me sentia bem comigo mesmo. Nessa altura tinha mais de 130 kg, apesar de não estar bem,  a verdade é que os vales para as consultas ficaram na gaveta até Abril.
Em Abril tomei a decisão de marcar a consulta e foi a melhor coisa que fiz nos últimos anos. Lembro-me como se fosse hoje da primeira consulta, a balança marcou 132,3 kg. A Dra perguntou-me qual  seria o meu objectivo a nível de peso e sei que falámos entre 90 e 100kg, o que a mesma referenciou que já seria ótimo.
A princípio não foi  fácil mudar hábitos: cortar a manteiga e os “hidratos de carbono”, penso que foi o que custou mais. Hoje em dia não sinto falta nenhuma, são coisas que guardo para comer ao fim de semana,  mas passo bem “sem”.
Existem alguns alimentos inseridos nesta nova fase da minha vida que dificilmente vão sair, como os cereais Alpen, a gelatina Royal 10kcal ou Condi light  e o Philadelphia.
Vamos então à breve historia de como tudo se passou:
A verdade é que as consultas sempre foram uma motivação. A vontade de chegar todas as semanas e conseguir baixar os valores e as medidas, mas essencialmente o melhor das consultas foi aprender a comer de uma maneira mais saudável.
A evolução  foi  acontecendo a uma média de 7 kgs por mês.
O peso foi descendo gradualmente, comecei a sentir-me muito melhor comigo mesmo a todos os níveis. Sempre gostei de fazer desporto, mas estando cada vez mais leve, tudo se fazia com mais facilidade.
Não foi fácil passar a altura do verão, com saídas, festivais, etc, sem poder “abusar” da cerveja, pois queria manter o meu esforço na descida dos números.
Em Setembro já tinha perdido cerca de 30 kgs. Contudo, nessa fase tive uma mudança de vida, fui viver para outro país. Felizmente as coisas continuaram a correr bem, até melhor acho, “alimentadas” pela força da minha motivação.
Apesar de estar fora continuei a ter o acompanhamento da Dra Catarina por email , dando sempre  notícias da minha evolução.
Continuei a fazer uma alimentação equilibrada e saudável, começando um treino essencialmente de corrida , 4 vezes por semana, cerca de 10 kms.
O peso continuou  a descer e em Abril de 2015, quando fez um ano da minha mudança, estava com 78 kg.
Desde então tenho continuado as minhas rotinas de treino e alimentação equilibrada. Uma vez por semana como o que quero e às vezes também “piso o risco”, pois sinto que de quando em vez, necessito comer o que quero para não ter “desejos disto ou daquilo”. Porém, faço-o sempre de uma maneira equilibrada por  ter noção de que conseguir estabilizar é o mais difícil.
Neste momento tenho 75kg. Estou feliz comigo mesmo, sinto-me bem a todos os níveis.
É ótimo poder ajudar outras pessoas que também estão a tentar perder peso, dando alguns conselhos na medida do possível.
Hoje em dia a minha alimentação é completa e equilibrada. Continuo atento ao que como e se houver um dia que “saio muito fora de pé”, compenso com desporto e  com um ou dois jantares de sopa ou de fruta com iogurte.
Sei que o que fiz até agora não foi fácil e que manter continuará a ser uma batalha.
Dito isto, tenho muito a agradecer à Anabela que me ofereceu os vales de consulta e me incentivou a ir, e  como não poderia deixar de ser à Dra Catarina!
Esta é a minha história de mudança de estilo de vida.
QUERER é PODER.
        11014657_10153203209898684_8034932854485741392_n

      Eis a história inspiradora de alguém que ousou mudar. É a prova de que mesmo perante a adversidade da “mudança”, se a vontade persistir sempre será mais forte.

       Muitas vezes colocamos “outros deveres” à nossa frente. Não será apenas uma razão para adiarmos o que tem mesmo de ser feito?

      Cada um de nós é o principal responsável pela sua saúde. A prevenção da doença está nas nossas maus e não nas dos profissionais de saúde.

      Não se trata apenas de “se sentir bem com o espelho”, mas sobretudo de PREVENIR.

Por Diário de uma Dietista,

com um especial agradecimento ao Hélder Soares,

com votos do maior sucesso na sua manutenção.