Desperdício alimentar zero, é possível?

É em Outubro que anualmente se comemora o dia Mundial da Alimentação, a dia 16. Data esta que marca o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em 1945.

A missão principal deste Dia visa chamar a atenção do mundo para a necessidade de termos uma alimentação mais sustentável, por razões ambientais, mas também para combater o desperdício alimentar enquanto milhões de pessoas ainda passam fome.

Por isso decidimos nomear Outubro como o mês da Alimentação saudável e da Sustentabilidade, dedicando-lhe novas publicações semanais e receitas, para demonstrar que é possível e que as escolhas alimentares individuais fazem a diferença!

Cadeia de Produção

Até um alimento chegar à nossa mesa passa por diferentes etapas: produção, transporte, comercialização e confeção/preparação. Estas etapas implicam perdas alimentares, mais precisamente, cerca de um terço dos alimentos são desperdiçados nestes processos.

Desperdício doméstico

Em Portugal, estima-se que, por ano, cerca de 100-132 kg de alimentos sejam desperdiçados por cada habitante, sendo que um terço deste desperdício acontece nas nossas cozinhas.

As perdas alimentares e o desperdício alimentar são responsáveis pela emissão de 8% dos gases de efeito de estufa, isto porque, quando são depositados no lixo, emitem gás metano ao decomporem-se no aterro sanitário.

Para além disto, estes alimentos que são desperdiçados também gastam recursos como a terra ocupada e a água utilizada. Mais especificamente, estes alimentos ocupam cerca de 30% de terreno agrícola e são gastos 66 triliões de água para a sua produção.

O desperdício alimentar representa ainda um problema social, tendo em conta a quantidade de pessoas que passam fome todos os dias. 

Desperdício X Fome

Em Portugal são desperdiçados, todos os anos, cerca de 1 milhão de toneladas de alimentos, que poderia alimentar os cerca de 360 mil portugueses com carências alimentares. 

Se já conseguimos prender a sua atenção e quer saber como pode contribuir para o não-desperdício alimentar, continue a ler:

Sugerimos o artigo sobre…

Compostagem doméstica

É URGENTE!

Vamos TODOS JUNTOS lutar pelo nosso planeta?

#diamundialdaalimentacao #worldfoodday #foodheroes