Compostagem doméstica

Caro leitor, tem uma pequena horta ou jardim? Então é obrigatório fazer compostagem caseira, que não é mais do que produzir o seu próprio fertilizante a partir das sobras de alimentos, plantas, madeira… Vamos saber mais:

Compostagem doméstica

Compostagem é o conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos por bactérias aeróbias e fungos, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em substâncias húmicas e nutrientes minerais formando assim um solo humífero.

Qualquer um pode fazê-la, seja num terreno, num jardim, numa horta ou apenas em vasos! Vamos conhecer as suas 5 vantagens:

  1. Reduz em cerca de 50% o volume total de lixo doméstico, diminuindo a sobrecarga dos aterros e o gasto de energia no transporte destes resíduos;
  2. Melhora a qualidade dos solos, permitindo o seu enriquecimento em nutrientes, mas também a sua correta aeração e humificação.
  3. Evita a formação de sub-produtos poluentes, como o chorume e o gás metano, que contaminam o solo, os lençóis freáticos e a atmosfera;
  4. Produz fertilizante de forma natural e gratuita, sem o uso de químicos;
  5. Incentiva a consciência ambiental de quem a pratica.

Como fazer compostagem?

Não sendo especialistas na matéria, incentivamos a leitura do excelente artigo da Maria Granel que explica de A-Z tudo o que precisa para começar:

Compostagem de a-z