O que é a Saúde?

Abril -

Se lhe perguntar o que é Saúde o que me responde?

Há muito que o Homem valoriza a Saúde como um bem essencial e tenta defini-la enquanto conceito. Na realidade a Saúde é um conceito lato e que evolui com o Mundo.

Vamos saber porquê:

Conceito de Saúde - OMS

Um estado completo de ausência de doença, bem-estar físico, psiquíco e social.

Desde a filosofia, à Sociologia, Psicologia e Medicina, são imensos os estudos e teorias à volta deste conceito.

Dahlgren e Whitehead formalizaram em 1991 um modelo de determinação social da saúde, no sentido em que além dos determinantes biológicos do indivíduo, a sua saúde depende do que o rodeia:

Modelo de determinação social da saúde proposto por Dahlgren e Whitehead (1991).

Um exemplo inequívoco de que a Saúde não é só a ausência de doença, mas depende do que nos rodeia tem sido a Pandemia. Desde que surgiu que todos perdemos Saúde:

  • Ficámos limitados no acesso a cuidados de saúde;
  • Tivemos limitações no que toca a socialização, cultura, entretenimento…
  • Ficámos cingidos às nossas casas, com elevada exposição a ecrãs, luz artificial, huminidade e outras condições inadequadas…
  • Alterámos os nossos hábitos e rotinas alimentares o que levou ao aumento de peso de muitas pessoas e agravamento do seu estado físico…
  • Fomos levados ao sedentarismo e isolamento…
  • Muitos desenvolveram patologias de ordem psicológica como fobias, distúrbios de ansiedade e depressão…
  • Quantos perderam o emprego e assim o acesso a melhor alimentação e condições de vida…

O mesmo exercício poderíamos fazer com a Guerra Ucrânia-Rússia com grande impacto na saúde física e emocional de todos.

Portanto não há dúvida que mesmo na ausência de doença física, o que nos rodeia determina a nossa Saúde.

OH - "One Health" = Uma Saúde

Mais recentemente, em 2008, o conceito de OH – One Health tomou forma através da iniciativa conjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

OH - One Heatlh

Equilíbrio entre a saúde humana, a saúde animal e a do meio ambiente

Na última década o processo de globalização, as alterações climáticas, bem como o comportamento humano, têm propiciado o aumento de doenças emergentes e reemergentes, tanto em Homens como em animais, como as de transmissão cruzada. São exemplos as gripes, mas também a brucelose, raiva, salmonela, etc…

As áreas de trabalho mais relevantes da abordagem “OH” englobam a segurança alimentar, o controlo de zoonoses (doenças transmitidas entre animais e humanos) e o combate à resistência a antibióticos.

O conceito de Saúde Única e seus fatores de risco.

Assim torna-se claro que cuidar da Saúde não pode ser um ato individual, em que cada um “trata (ou não) de Si” sob sua única responsabilidade. O Autocuidado e do meio envolvente é um dever do cidadão e propiciar essas condições é um dever de cada país.

Infelizmente este conceito ainda é novo em Portugal! Só em 2021 se discutiu pela primeira vez a intenção de integrar a “Saúde única” no evento  ‘1st Porto One Health Day’.

Notícia saudemais.tv

Ainda assim, o ICBAS (Universidade do Porto) afigura-se como…

“um espaço único em Portugal, ao integrar as três áreas base do conceito de Uma Saúde (saúde humana, animal e ambiental), tanto em termos de ensino como de investigação.”

Em conclusão...

Saúde é um conceito lato, multifatorial, que varia ao longo do tempo.

No que toca à Saúde Humana, a ausência de doença física não chega para defini-la. A Responsabilidade pelo Autocuidado e a integração do conceito “Uma Saúde” são essenciais nos conteúdos escolares e na educação para a saúde.

Termino lembrando as recomendações que, em 2022, a OMS nos deixou a propósito do 7Abril – Dia Mundial da Saúde – sob o mote “O nosso Planeta, a Nossa Saúde – Limpemos o nosso ar, a nossa água, a nossa comida”: