Diabetes & Doença cardiaca

   Como vai caro leitor?

Continuamos em Maio – Mês do Coração.

Deste modo, neste artigo iremos saber mais sobre a relação das doenças carciovasculares com a prevalente e amplamente “falada” diabetes.

As pessoas com diabetes têm um risco aumentado de doenças cardiovasculares, tais como a doença coronária (angina de peito, enfarte do miocárdio), o acidente vascular cerebral (AVC) e a doença vascular periférica (trombose). Na realidade, 2/3 a 3/4 dos diabéticos morrem por doenças cardiovasculares. Deste modo, se é diabético ou tem risco aumentado de vir a desenvolver deve controlar ou prevenir a sua diabetes, por forma a reduzir o risco cardiovascular.

 A diabetes não tratada pode originar uma variedade de doenças e problemas médicos. Estes incluem cegueira, doença renal, doença dos nervos periféricos, amputação de membros e doenças cardiovasculares. Aqui ficam alguns factos sobre o “perigo” da diabetes:
  • Entre 400 000 e 500 000 portugueses têm diabetes. Destes, cerca de 1/3 desconhece que tem a doença.
  • Mesmo quando os níveis de “açúcar” no sangue estão controlados, a diabetes aumenta o risco de se ter doenças cardiovasculares.
  • Os diabéticos têm uma probabilidade 2 a 4 vezes superior de virem a ter doença cardíaca ou AVC; a sua doença cardíaca é geralmente mais grave que a de um não diabético; os ataques cardíacos provocam mais frequentemente a morte quando se tem diabetes.
  • Os doentes com diabetes têm uma maior prevalência de outros fatores que aumentam o risco de desenvolver doença cardiovascular:

1. Provoca aumento dos lípidos (gorduras) no sangue, isto é, aumenta a concentração do  colesterol LDL (mau colesterol) e dos trigliceridos e reduz a concentração do colesterol HDL (bom colesterol); estas alterações também contribuem para o maior risco de doença cardíaca e AVC;
2. Cerca de 70% dos diabéticos têm excesso de peso ou são obesos e a maioria é sedentária;
3. Cerca de 60% dos diabéticos têm hipertensão arterial.

Prevalência de fatores de risco cardiovascular em pacientes com e sem diabetes
   Mas o que é a diabetes?
Sintomas de diabetes
   A maioria dos alimentos que comemos é convertida em glicose (uma forma de “açúcar”) pelo nosso organismo, a qual serve como fonte de energia. O pâncreas, um órgão perto do estômago, produz uma hormona chamada insulina que auxilia a glicose a ser absorvida e utilizada pelas células do nosso corpo para produzir energia. Quando se tem diabetes o nosso organismo ou não produz insulina suficiente ou não utiliza a sua própria insulina tão bem como devia. Isto origina níveis demasiados elevados de açúcar no sangue. A diabetes é diagnosticada quando a concentração de glicose no sangue, em jejum, é superior ou igual a 126 mg/dL. Alguns doentes têm níveis de açúcar no sangue ligeiramente acima do normal, mas ainda não no ponto de se fazer o diagnóstico de diabetes. Estes doentes têm intolerância aos açúcares (pré‐diabetes) e estão em risco de virem a ter diabetes, doença cardíaca e AVC.
    Existem vários tipos de diabetes, as mais comuns são: 
    Diabetes Tipo 1
    Geralmente surge em crianças e adultos jovens; o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina; sem injecções diárias de insulina, os doentes com diabetes tipo 1 não sobrevivem.
    Diabetes Tipo 2
    É o tipo mais comum; surge habitualmente em adultos de meia‐idade, mas tem‐se verificado um aumento do número de casos em adolescentes e adultos jovens; o organismo não consegue utilizar de forma adequada a insulina que produz (resistência à insulina) ao mesmo tempo que não produz as quantidades
adequadas para as suas necessidades básicas.
   Como posso controlar a diabetes?
   Para manter a diabetes sob controlo é essencial que trabalhe em conjunto com os profissionais de saúde (médicos e enfermeiros). O segredo para controlar os níveis de açúcar no sangue é comer de forma saudável, manter o peso ideal e fazer exercício físico de forma regular. A juntar a estas medidas essenciais, pode ser necessário tomar medicamentos (comprimidos e/ou insulina) para manter a diabetes sob controlo.
É fundamental que um diabético seja consultado de forma regular e participe em programas de treino e educação para aprender a lidar com a sua doença e respetivas complicações (estes podem ser fornecidos pelos profissionais de saúde, pelas associações, etc).

   O que é uma alimentação saudável que me auxilia a manter a diabetes controlada?
   Além de manter os níveis de açúcar dentro de valores normais, uma alimentação saudável ajuda a reduzir outros fatores de risco cardiovascular – o colesterol elevado, a pressão arterial elevada e o excesso de peso. Aqui ficam alguns conselhos gerais:
  1. Eliminar os doces da alimentação não é suficiente para controlar a diabetes.
  2. Comer 3 refeições principais por dia e dois snacks nos intervalos (comer sempre de forma moderada às refeições); assim evitam‐se a fome e as refeições copiosas.
  3. Os seguintes alimentos (ricos em sacarose e/ou glucose) devem ser evitados a todo o custo: açúcar, mel, bolos, doces, compotas, marmelada, pudins, frutas cristalizadas, passas, figos secos, chocolate, etc.
  4. Preferir alimentos com açúcar natural, como a fruta fresca, mas consumi-la moderadamente! 1 a 2 peças por dia, fora das refeições principais. VER O que deve saber sobre a fruta.
  5. Comer mais legumes, hortaliças e saladas.
  6. Moderar o consumo de alimentos riscos em hidratos de carbono: massa, feijão, grão, ervilhas, favas, lentilhas e soja podem ser comidos em quantidades moderadas;arroz e batatas (em particular se fritas) devem ser evitados; pão deve ser comido com moderação (evitar comer às refeições) e preferir pão escuro ou de mistura ao pão branco;evitar empadas, folhados, tostas e bolachas.
  7. Comer peixe mais frequentemente, em especial os peixes gordos ricos em ómega-3 (sardinha, carapau, cavala, arenque, enguia, sarda, truta, salmão, atum). VER A gordura escondida.
  8. Evitar carnes gordas (preferir carne de frango e peru sem peles, coelho e carne magra).
  9. Restringir o consumo de apenas gemas de ovo.
  10. Preferir leite magro, iogurtes magros e queijo fresco pasteurizado com pouca gordura (em vez de outros tipo de queijo).
  11. Evitar a manteiga; consumir margarinas vegetais consumidas em pequenas quantidades (15 g/dia).
  12. Adotar uma culinária “mais leve” e saudável.
  13. Não comer “fast‐food” (hambúrgueres, pizzas, …) e evitar comidas congeladas/enlatadas já confecionadas.
  14. Bebidas: A única bebida saudável é a água (beba pelo menos 1,5 litros por dia):
  15. Atenção aos alimentos especiais para diabéticos; apesar de não terem açúcar convencional (sacarose) contêm outras substâncias que conferem o sabor doce (mel, xarope de milho, dextrose, maltose, frutose, açúcar invertido, sorbitol, manitol, entre outros – ver nas embalagens!); estas substâncias também fazem aumentar os níveis de açúcar no sangue e como tal descontrolam a diabetes!
  16. Nos dias de festa algumas destas regras podem ser quebradas, mas atenção, os dias de festa são para acontecer ocasionalmente, seja sensato.
  17. Não esquecer de fazer exercício físico de forma regular, complementado assim a alimentação equilibrada e saudável; a diabetes além de uma doença é uma oportunidade de aprendermos e de ensinarmos os outros a “viver bem”!

     Se tem diabetes, além de controlar os seus níveis de açúcar no sangue é muito importante que conheça e controle os outros fatores de risco para o aparecimento de doenças cardiovasculares. Ao fazê‐lo estará a reduzir o risco de ter um ataque cardíaco ou um AVC. O segredo para prevenir as doenças cardiovasculares é a adopção de um estilo de vida saudável! A utilização de medicamentos pode ser necessária em alguns casos, mas sempre em conjunto com hábitos de vida saudáveis. Tomar medicamentos, mesmo que diariamente, não é suficiente para reduzir o risco de doenças cardiovasculares se não se fizer um esforço para se “viver bem”!

     Estas são apenas algumas recomendações genéricas sobre alimentação, que o ajudam a prevenir as doenças cardiovasculares e a diabetes. Doenças estas que, quando associadas, exponenciam o risco de morte! Com este artigo pretende-se estimular a prática de uma alimentação equilibrada, integrada num estilo de vida saudável, que nos proteja e prolongue a vida com saúde. Neste caso, tal como em tudo na vida, a sensatez e ponderação são essenciais. Caso tenha dúvidas não hesite em contactar o seu nutricionista.

   Maio foi o “Mês do Coração”, mas o coração não é para um mês, é para a vida! Proteja-o!