TUDO sobre: Manteiga de Amendoim

Como vai caro leitor?

Vamos então responder à questão colocada no facebook do blog: Será a manteiga de amendoim saudável?

Pois bem, depende!

A maior parte das manteigas de amendoim compradas nas grandes superfícies, têm um conjunto de ingredientes que deixa muito a desejar:

Marca 1: amendoim torrado (90%), açúcar, óleo de palma hidrogenado, sal, óleo de amendoim

Marca 2: AMENDOINS (85%), óleos vegetais (colza, soja em proporções variáveis), gordura de palma totalmente hidrogenada, e sal (0,6%)

Marca 3: Amendoins assados e óleo de amendoim, xarope de milho, oleos de semente de algodão e colza hidrogenados e sal.

Marca 4: Ingredientes: AMENDOIM (72%), oleo de girassol, dextrose, gordura vegetal hidrogenada, sal

Podemos ver que o amendoim varia entre 72 a 90%, dependendo da marca, seguido de ingredientes pouco saudáveis como açúcar ou xaropes, gorduras hidrogenadas (cancerígenas e aterogénicas) e sal. Não há muito mais a dizer. Podemos facilmente concluir que não são uma boa opção. Felizmente, existem no mercado algumas marcas de manteiga 100% amendoim, sem aditivos, sendo estas que deve preferir.

Contudo, se quiser ter ainda mais atenção sobre o que come, saiba que o amendoim é das oleaginosas com maior utilização de pesticidas, sendo que o seu efeito para a saúde humana passa a ser posto em causa. Por outro lado, a utilização destes agentes de controlo de pragas deve-se à facilidade do amendoim ser contaminado por fungos que produzem uma toxina muito perigosa para a saúde humana, a aflatoxina. Esta é potencialmente cancerígena e muito perigosa para populações de risco, como as grávidas.

Assim, o ideal seria mesmo comprar amendoim biológico e fazer a sua própria receita caseira:

Receita de Manteiga de Amendoim caseira

Ingredientes: 100% Amendoim torrado e descascado Biológico

PREPARAÇÃO

Descasque os amendoins. Triture-os no seu acessório de cozinha até que fiquem bem cremosom, pelo menos durante 2 minutos e 30 segundos. Guarde a sua manteiga de amendoim caseira num recipiente desejado (validade média 10 dias)

Note que aqui não é necessário adicionar absolutamente nenhum ingrediente extra: nem óleo, nem mel, açúcar, sal, etc, pois o próprio amendoim irá formar o seu  óleo e tornar-se progressivamente mais cremoso.

Feita desta forma, a manteiga de amendoim terá o mesmo valor calórico do fruto:

Nutriente100g
Energia (kcal)571
Proteína (g)25,4
Lípidos (g)47,7
Glícidos (g)10,8
Açúcares (g)4,8
Fibras (g)8,8

Conheça a informação nutricional completa em

Tabela da Composição dos Alimentos Portuguesa

Deste modo, apesar de não haver uma dose diária recomendada para a manteiga de amendoim, esta existe para as oleaginosas no geral:

Máximo 30g/dia = 2 colheres de sopa

Esta indicação destina-se à população adulta, saudável. Não se englobam objetivos específicos como dietas de emagrecimento, ou determinadas condições como fígado gordo e hipercolesterolémia. Nesses casos deve consultar o seu médico e nutricionista.

Pode adicioná-la a tostas, pão, fruta, ou mesmo usá-la para dar sabor a papas de aveia, panquecas, biscoitos, iogurtes naturais, queijos, etc. Haja imaginação e controlo! 

Pode ainda fazer “manteiga de” outras oleaginosas como amêndoa e avelã, ficam deliciosas!

E já sabe: o segredo está na escolha dos amendoins e no controlo da quantidade!