Testemunho #32: “Já me acho bonita!”

Como vai caro leitor?

Voltamos para mais um testemunho Diário de uma Dietista. Tem acompanhado as histórias dos nossos pacientes? Deixe-se inspirar, o bem não acontece só a outros. Não é “um milagre” que acontece de um dia para outro, mas com o acompanhamento certo e com dedicação, também vai conseguir atingir os seus objetivos.

Categoria Testemunhos – As nossas histórias, que podem ser a sua!

No Diário de uma Dietista tratamos a pessoa: Não fazemos dietas, mudamos hábitos. Nutrição é sinónimo de SAÚDE e não de DIETA


Apresentamos-lhe mais um caso de sucesso:

Este é um caso verdadeiramente inspirador e um excelente exemplo de uma mudança de estilo de vida, não só de hábitos alimentares!

TS, 35 anos, recorreu ao Diário de uma Dietista em dezembro (2018) com um historial de várias tentativas de emagrecimento sem sucesso a longo prazo e com períodos de restrição alimentar. Tinha como objetivo emagrecer e melhorar a saúde por doença articular, já com necessidade de fisioterapia 5 vezes por semana.

Em dezembro 2018 tinha 120kg, dos quais 61.2kg eram massa gorda (51%) e 58.8kg peso isento de gordura.

Em julho 2019 regista 96,8kg dos quais uns espetaculares 39.9kg MG (41,2%) e 56.9kg  de peso isento de gordura! Mais de 20kg de gordura gasta, não água nem massa muscular!

PARABÉNS!

Queremos saber mais do seu percurso no futuro! A sua mudança irradia felicidade!

Conheça esta história na primeira pessoa:


1. Como conheceu o Diário de uma Dietista?

R: Ouvi falar do Diário de uma Dietista por uma colega de trabalho.

2. O que a levou a marcar consulta?

R: Ao estar em fisioterapia por causa dos meus joelhos, sabia que tinha chegado a altura de fazer alguma coisa em relação ao meu peso se quisesse melhorar.

3. Conte-nos a sua história, como se sentia antes de vir à consulta?

R: Desde que me lembro que nunca gostei do que via ao espelho. Sempre tive vários complexos com o meu peso, sempre tentei e muitas vezes consegui (por pouco tempo) perder peso. Ao longo dos anos tentei várias dietas, deixei inclusive de comer, o que originou uma grande anemia. Frequentei clubes de emagrecimento onde emagreci, mas após sair dos mesmos o peso voltou.

Lembro-me que cada vez que começava uma dieta pensava sempre que nunca mais podia comer certas coisas e por um tempo até resultava, mas depois desistia.

Todos os acontecimentos na minha vida eram motivo para comer: ou comia para festejar ou para afogar as mágoas, ansiedades etc.. Ao comer lembro-me que estava sempre a pensar que iria engordar, mas não conseguia parar. Embora estivesse a ter prazer no ato estava constantemente deprimida, pois era um ciclo vicioso que não conseguia parar (e muitas vezes não queria).

Eu tinha sempre desculpas para o que estava a fazer ao consumir tamanha quantidade de comida. Sentia-me a afundar cada vez mais. Mesmo assim, pensava que um dia seria capaz de emagrecer de vez! Ou quando tivesse possibilidades faria uma cirurgia estética ou mesmo tentaria que o meu médico de família me mandasse pôr a banda gástrica, para nunca mais precisar de me preocupar com o peso.

Até ao dia em que fiquei muito doente dos joelhos. Basicamente ambos os joelhos tinham líquido e a pata de ganso em ambas estava inflamada. Estive aproximadamente 5 meses em fisioterapia de segunda a sexta-feira. O médico disse-me que, se eu não perdesse peso, poderia deixar de andar eventualmente… e foi aí que decidi fazer algo por mim, pela minha saúde, felicidade e pelo meu futuro: Comecei pela dietista e posteriormente a frequentar o ginásio, o qual nao dispenso agora!

4. Que objetivos  atingiu? O que aprendeu/mudou?

R: Eu tinha 120kg e agora estou com 96kg, quando posso tento ir todos os dias ao ginásio, pois não só me faz bem fisicamente, mas também mentalmente! É algo de que nunca, jamais, irei abdicar!

Aprendi que há vida para além da comida! Estou a aprender a gostar de mim, tenho mais energia, sinto-me feliz e ansiosa pelo futuro e sei que jamais voltarei ao que era.

E o melhor disto tudo é que não me tem custado a redução de peso e a alteração da minha alimentação! Nunca tenho fome e gosto do que como!

5. A sua saúde sofreu alterações? Se sim, quais?

R: Os joelhos nunca mais doeram desde que comecei a emagrecer. Após dois a três meses a frequentar a dietista tive alta da fisioterapia: ando sem dor, danço, sento-me no chão, brinco com os meus alunos… Atos comuns do dia-a-dia, que por muitos meses não pude fazer. Sentia-me muito frustrada, deprimida e constantemente com dores.

6. Como descreve a sua relação com a nutricionista?

R: A minha dietista é um espetáculo! É uma pessoa que me dá força para continuar, que me ensina e se preocupa com o meu percurso, que me ouve e que fica feliz com as minhas conquistas!

7. Como se sente a nível psicológico/emocional após o tratamento?

R: Estou mais confiante, já tiro fotos minhas e gosto do que vejo. Já me acho bonita!

8. Voltaria a recorrer ao nosso acompanhamento? porquê?

R: Sem dúvida. Foi a melhor coisa que fiz e o dinheiro mais bem gasto! Tenho apoio constante da minha Dietista e da D. Graça.

9. O que distingue o Diário de uma Dietista de outros serviços de nutrição?

 R: A minha Dietista é muito honesta comigo! Comparando com os clubes de emagrecimento, onde me deixavam comer as quantidades de fruta que queria (e eu comia muita mesmo por dia), onde me deixavam comer pratos muito grandes de comida desde que fossem cozinhados da maneira que eles ensinam. Aqui, eu tenho regras, horas, método para o meu corpo se habituar, não a esta dieta, pois não a considero dieta, mas sim a esta nova alimentação, nova vida, rotina alimentar!


Trate de Si, porque Alimentação Saudável não é Dieta,

é Estilo de Vida!