Testemunho #33: “Conseguimos controlar a doença”

Como vai caro leitor?

Voltamos para mais um testemunho Diário de uma Dietista. Tem acompanhado as histórias dos nossos pacientes?

Deixe-se inspirar! O bem não acontece só a outros. Não é “um milagre” que acontece de um dia para outro, mas com o acompanhamento certo e com dedicação, também vai conseguir atingir os seus objetivos.

No Diário de uma Dietista tratamos a pessoa: Não fazemos dietas, mudamos hábitos. Nutrição é sinónimo de SAÚDE e não DIETA

Hoje temos o caso muito especial, o de dois irmãos com a mesma doença. A verdadeira demonstração de que a nutrição trata, previne ou controla a saúde/doença, desde o ventre materno!

As doenças inflamatórias do intestino são cada vez mais comuns nas nossas consultas, sendo das mais gratificantes, já que em pouco tempo os pacientes obtêm grandes melhorias dos seus sintomas!

Conheça esta história nas palavras da Mãe dos dois meninos:

1. Como conheceu o Diário de uma Dietista?

R:  O primeiro contacto foi através de redes sociais. Comentei com um familiar que estava a ponderar marcar uma consulta e como ela tinha boas referências das nutricionistas do Diário de uma Dietista encorajou-me a marcar.

2. O que a levou a marcar consulta?

R: Procurar ajuda para os meus 2 filhos diagnosticados com uma doença do foro intestinal: Colite Ulcerosa.

3. Conte-nos a sua história, como se sentia antes de vir à consulta?

R: Tenho 2 filhos pequenos, 6 e 8 anos, ambos com Colite Ulcerosa. Estavam os 2 com crise aguda há vários meses. Varias evacuações diárias sempre com sangue. Tinham início de anemia, falta de ferro…. O mais velho já tinha tratamento de cortisona prescrito.

Andava desesperada, pretendia encontrar uma ajuda para os meninos que estavam bastante mal e tentar evitar um tratamento de cortisona numa criança com 8 anos, razão pela qual pedimos ajuda e marcamos consulta com a Dra Margarida Santos do Diário de uma Dietista.

4. Que objetivos  atingiu? O que aprendeu/mudou?

R: O Objetivo, que era a remissão da doença o qual foi alcançado através de uma dieta prescrita pela Dra. Margarida Santos. A dieta inicialmente era bastante restrita mas trouxe melhorias imediatas nas crianças. Aprendemos quais os alimentos que irritam mais os intestinos e quais os que trazem mais benefícios (a famosa receita das panquecas da Dra).

5. A sua saúde sofreu alterações? Se sim, quais?

R: Sim, a doença entrou em remissão para os dois miúdos. Atualmente estão sem crises, nem sinais da doença e ambos sem medicação. O mais novo não tem qualquer restrição alimentar e o mais velho tem algumas restrições alimentares devidamente identificadas e uma vida perfeitamente normal para a idade.

6. Como descreve a sua relação com a nutricionista?

R: A Dra Margarida Santos foi muito dedicada e preocupada com o nosso caso. Mostrando sempre muito interesse e dedicação. Criamos uma cumplicidade que nos permitia sempre adaptar as soluções à idade das crianças. Com muita criatividade da Dra conseguimos que mantivessem a sua vida social (sim os miúdos já têm disso!!) apesar de inicialmente a dieta ser muito restrita.

7. Como se sente a nível psicológico/emocional após o tratamento?

R: Sentimo-nos todos (a Família Toda) muito mais estáveis e felizes 🙂

8. Voltaria a recorrer ao nosso acompanhamento? porquê?

R: Sim sem dúvida, porque conseguimos os objetivos. Apesar da doença continuar, é uma doença crónica, conseguimos controlar os sintomas, melhoramos a saúde e a qualidade de vida das crianças.

Os meninos estão devidamente acompanhados por uma gastrenterologista, que não concordou com o acompanhamento de uma nutricionista. Mas os resultados positivos obtidos foram óbvios.

Penso que para casos como o nosso, de Colite Ulcerosa um acompanhamento de nutricionista é sempre uma forte mais-valia complementando a medicina.

9. O que distingue o Diário de uma Dietista de outros serviços de nutrição?

R: Foi a minha primeira experiência no campo da nutrição.

Mas todo o acompanhamento desde a parte administrativa até ao consultório é muito profissional, atencioso e eficiente.

Trate de Si!

Porque Alimentação Saudável não é Dieta, é Estilo de Vida!