Testemunho #30: Uma mudança “de dentro para fora”

Como vai caro leitor?

Voltamos para mais um testemunho Diário de uma Dietista. Tem acompanhado as histórias dos nossos pacientes? Deixe-se inspirar, o bem não acontece só a outros. Não é “um milagre” que acontece de um dia para outro, mas com o acompanhamento certo e com dedicação, também vai conseguir atingir os seus objetivos.

Categoria Testemunhos – As nossas histórias, que podem ser a sua!

No Diário de uma Dietista tratamos a pessoa: Não fazemos dietas, mudamos hábitos. Nutrição é sinónimo de SAÚDE e não de DIETA


Apresentamos-lhe mais um caso de sucesso:

A AB. (39a) recorreu à consulta do Diário de uma Dietista no final de fevereiro 2019. Chegou apreensiva, expectante e em busca de ajuda urgente para o seu problema de saúde: uma insuli-resistência com um quadro autoimune declarado e visível noutros parâmetros clínicos. Já antes tinha passado por fases em que não conseguira regular a sua glicemia (açúcar no sangue), mas, desta vez, estava a ser mais difícil. Nem com a medicação estava a conseguir: cansaço, letargia, sintomas pré-menstruais exacerbados, dificuldade de concentração e ganho de peso, estavam a afetar a sua qualidade de vida.

Foi então que decidiu pedir ajuda. 

Para a nossa nutricionista não foi difícil perceber o seu caso, já que esteve sempre muito motivada, cooperante e disponível para mudar! Desde a primeira consulta, baseada em exames clínicos e análises laboratoriais, que optámos por aplicar uma dietoterapia anti-inflamatória e de baixa carga glicémica, adequando a suplementação que a paciente já fazia. Não tardaram a surgir os relatos de alívio dos sintomas: controlo das glicemias, subida dos níveis de energia, maior rendimento no treino físico e perda de massa gorda! 

Em finais de fevereiro 2019 tinha 67,8kg de peso, dos quais 24,6kg eram gordura e 43,2kg eram massa magra!

Em finais de Abril 2019 já tem apenas 62,2kg, tendo gasto mais de 5kg de massa gorda!

PARABÉNS!

Conheça esta história na primeira pessoa:


1. Como conheceu o Diário de uma Dietista?

R: Conheci através de uma cliente.

2. O que a levou a marcar consulta?

R: Estava com uma crise num problema de saúde (resistência à insulina) e precisava de apoio ao nível da alimentação para apoiar a o processo de reequilíbrio da doença.

3. Conte-nos a sua história, como se sentia antes de vir à consulta?

R: Sentia o meu corpo inflamado, tinha aumentado bastante de peso e o meu nível de energia estava baixo.

4. Que objetivos  atingiu? O que aprendeu/mudou?

R: Em dois meses de acompanhamento, consegui alcançar o objetivo principal com sucesso: equilibrar o metabolismo e a regulação dos açucares, assim como a redução da massa gorda para um valor inferior a 20kg. O plano alimentar ajudou-me a sentir-me com um corpo feliz “de dentro para fora”.

5. A sua saúde sofreu alterações? Se sim, quais?

R: A minha saúde equilibrou-se significativamente, a resistência à insulina já está controlada. Neste sentido, deixei de ter os “famosos” picos de glicemia que causam um grande mal-estar físico e psicológico. Hoje vivo uma vida mais feliz, em equilíbrio, com respeito ao meu corpo e com a certeza que quero levar esta vida para sempre.

6. Como descreve a sua relação com a nutricionista?

R: Fantástica relação! A Dra. Catarina é especial e muito profissional.

7. Como se sente a nível psicológico/emocional após o tratamento?

R: Sinto-me muito bem, mais motivada e focada para continuar a seguir o meu plano alimentar como um “modo de vida”.

8. Voltaria a recorrer ao nosso acompanhamento? porquê?

R:  Claro que sim. Vou continuar a fazer um seguimento e acredito que uma relação destas é para ir mantendo a longo prazo. Muito Grata!

9. O que distingue o Diário de uma Dietista de outros serviços de nutrição?

 R: Acho que o Diário de uma Dietista distingue-se sobretudo por não promover “as dietas milagrosas e as falsas expectativas” que acabam por desencadear problemas de saúde físicos e mentais, mas por apostar numa abordagem sistémica do ser-humano para a promoção da saúde e da reeducação alimentar.


[idea]Trate de Si, porque Alimentação Saudável não é Dieta,

é Estilo de Vida![/idea]