Obesidade Infantil

Como vai caro leitor? 

As aulas começaram e, com elas, o dilema de muitos pais/educadores sobre os lanches das suas crianças. O que enviar que seja apreciado, pouco perecível e nutritivo?

Olhando à volta continuamos a ver “a bolacha Maria e o Leite com Chocolate” nos lanches das escolas… pior que isso, nas lancheiras vêm bolos, biscoitos, sumos, snacks fritos, bebidas açucaradas… a chamada “comida de pacote” rica em corantes, gorduras, conservantes e açúcar. É certo que estes lanches são, sem sombra de dúvida, muito mais fáceis de organizar, só necessitamos de comprar e colocar na lancheira, no entanto, estamos a contribuir para o aumento do risco de doenças dos nossos miúdos, além de serem pouco ou nada sustentáveis (1 lanche = 1 emabalagem). E existe sempre a possibilidade de organizar lanches saudáveis e altamente nutritivos e saborosos.

Leia também:

Entenda o seu filho à mesa

Alimentação dos 6 aos 18

Nutrição para TODOS

Segundo a OMS, em Portugal, cerca de 32% das crianças têm excesso de peso, assunto que já se assumiu como “Epidemia do Século XXI”.

Consequências da obesidade infantil (clique para aumentar)

Esta questão do aumento de peso é bastante preocupante, sobretudo se tivermos em conta que para além dos problemas graves ao nível da saúde, assistimos muitas vezes a problemas emocionais significativos como:

  • baixa auto estima,
  • depressão,
  • problemas de Bullying nas escolas,
  • auto depreciação,
  • desânimo,
  • isolamento,
  • cansaço,
  • desvalorização pessoal,
  • quebra no rendimento escolar…

Na maioria das vezes, estas crianças com excesso de peso sofrem descriminação e estigmatização social que pode prejudicar o seu desenvolvimento psíquico e emocional, com um impacto negativo na sua qualidade de vida.

Com tudo isto, tenho vindo a verificar que crianças com excesso de peso (e com estas características que mencionei) tendem a refugiar-se no computador, telemovel, videojogos, televisão e na própria comida, ou seja, em atividades que favorecem o seu aumento de peso.

A obesidade infantil não pode ser desvalorizada por governos, pais, educadores. É uma responsabilidade de todos, uma vez que representa uma “perda de anos com qualidade de vida” e um “fardo para os sistemas de saúde”. São vidas, são pessoas, além de números.

Fique atento e peça ajuda! Médico, nutricionista, psicólogo são os profissionais a quem se deve dirigir.

Leia ainda

Lanches saudáveis para criança