Diarreia e agora?
14 Outubro, 2016
Frutas de Outono
30 Outubro, 2016
Mostrar tudo

Come de forma consciente?

Alimentação Atenta e Consciente ou Mindful Eating, já ouviu falar?Resultado de imagem para mindful eating

 

Certamente já ouviu falar em Mindfulness e Mindful Eating. O primeiro conceito refere-se à capacidade de estar com atenção plena no momento presente, de intencionalmente se focar  no “aqui e agora”. O que raramente fazermos na correria do dia-a-dia: vivemos muitas vezes na angústia/saudade do passado e/ou na ansiedade do futuro.

O mesmo acabamos por fazer em relação à nossa alimentação. Vamos desenvolvendo capacidades de comer enquanto conduzimos, enquanto trabalhamos no computador, arrumamos algo na cozinha, já para não falar das vezes em que vamos só “comer qualquer coisa” e nem chegamos a sair de frente do frigorífico ou dos serões passados em frente à TV a petiscar. Todas estas situações têm um problema comum: não prestamos atenção às nossas refeições. Com o evoluir dos tempos deixámos de dedicar atenção tanto às refeições em si, como aos nossos sinais de fome e saciedade.

Se se está a identificar com o que aqui abordamos hoje, uma ferramenta extremamente útil é realizar um diário alimentar. Provavelmente vai perceber que come mais do que pensava, precisamente por nem sempre estar com plena atenção na refeição que está a fazer.

Seguem-se algumas dicas para que treine a atenção dedicada às suas refeições e comece a identificar sinais de fome e saciedade:

  • É importante ser capaz de reconhecer se está com fome antes de começar a comer, mas não esperar até estar esfomeado. Em qualquer um dos casos (comer sem ou com demasiada fome) será mais difícil focar-se na
    refeição e gerir a quantidade que vai comer.
  • Antes de começar a comer, respirar fundo algumas vezes e concentrar-se em si próprio ajudará a “desacelerar” e prestar mais atenção à refeição.
  • Comer lentamente. Ao comer devagar, o nosso cérebro tem tempo para registar que já está cheio. Quando consegue prestar atenção e aproveitar cada pedaço que vai mastigando, sente-se mais satisfeito quando a refeição já terminou.
  • Decida quão cheio quer ficar quando acabar a refeição. Se está a comer com a intenção de se sentir melhor quando terminar a refeição, é menos provável que coma em excesso.
  • Coloque a mesa de forma agradável à vista, de forma a obter maior satisfação a comer.
  • Aprecie o momento. O ambiente, a companhia e inclusivamente o simples facto de estarmos a dar a si próprio a oportunidade de se sentar e apreciar a refeição.
  • Aprecie os cheiros, as cores, texturas da comida e imagine como será o seu sabor antes mesmo de a provar.
  • Analise o que parece mais apetecível e comece a refeição exatamente por esse alimento. Ao deixar o que mais gosta para o fim é provável que lhe apeteça mais quando tiver terminado, mesmo que já esteja cheio.
  • Pouse os garfos algumas vezes durante a refeição para que a consiga saborear com calma.
  • A meio da refeição faça uma pausa e faça uma estimativa da quantidade de comida que ainda necessita para se Resultado de imagem para mindful eatingsentir confortavelmente satisfeito.
  • Dedique áreas da sua casa exclusivamente às refeições e procure fazê-las sentado (evitar comer em pé, à porta do frigorífico, na bancada….).
  • Procure eliminar as distrações na hora da refeição. Se estiver a dividir a sua atenção com a televisão, conduzir, falar ao telemóvel… não estamos a prestar total atenção ao nosso corpo e à comida
  • Procure fazer as suas refeições num ambiente relaxado. Quando menos stress sentir, mais facilmente será capaz de prestar atenção ao que está a comer.
  • Coloque o prato de parte ou levante-se da mesa assim que se sentir satisfeito. O desejo de continuar a comer vai passar rapidamente. Tenha em mente que terá outra oportunidade para se alimentar um pouco mais tarde, quando já tiver fome.
  • Avalie como se sente quando acabar de comer. Se comeu em demasia não se penalize. Em vez disso, procure tomar consciência desse desconforto físico e/ou emocional e crie um plano para não comer em demasia na próxima vez.

 

O primeiro passo para mudar a forma como nos alimentamos é termos consciência, passível de alcançar quando nos esforçamos e prestamos atenção!

Experimente seguir algumas destas sugestões e descubra uma nova forma de apreciar as suas refeições e, até mesmo, melhorar a sua relação com a alimentação!

Por Dra. Cláudia Esteves, psicóloga clínica

Logo-06

Come de forma consciente?

Tempo de leitura: 3 min

Tenha acesso aos artigos mais recentes no seu email!