Testemunhos #6: «Apaixonei-me pela vida saudável»

Como vai caro leitor?

Hoje voltamos para mais um testemunho de uma seguidora da nossa página Diário de uma Dietista. É um testemunho espontâneo enviado para o nosso e-mail, que nos inspira a fazer mais e melhor.

Inspire-se também para “mudar de vida”:

 

Olá Diário de uma Dietista!

Decidi seguir a vossa sugestão de partilhar o meu testemunho de reeducação alimentar.
Sou uma rapariga de 26 anos que sempre teve o colesterol total alto (valores entre os 260 -290).
O meu médico de família nunca se preocupou e dizia: «se triglicéridos OK, glicémia em jejum OK, colesterol HDL>120, fazes desporto e uma alimentação equilibrada, tens um peso adequado à altura (57kg 1,54cm) então não há preocupação, mas deves manter-te atenta».
Vim para a faculdade (mudei de cidade) e a gestão do tempo foi mais difícil, menos exercício de forma regular, alimentação rápida e menos saudável. Conseguia ter alguns períodos em que corria e e comia bem, mas existiam sempre momentos de “desespero”. A situação piorou. E piorou mais… não quando fiquei grávida, em que aumentei 15kg (perdi-os em 3 meses após a gravidez), mas quando comecei a trabalhar a tempo inteiro, tendo de cuidar do meu filho: noites mal dormidas, cuidar da casa e trabalhar fora 10h/dia. Havia sempre doces, guloseimas, açúcar à disposição todos os dias… Eu sempre fui gulosa, mas agora nesta nova vida não fazia exercício, ou fazia muito pouco.
Resultado: aumento de peso e volume.
Numa das vezes que fiz análises de rotina assustei-me: colesterol total alto (como sempre) mas triglicéridos também altos, glicémia no limite, colesterol hdl significativamente mais baixo que o habitual e o peso: 62kg. Pronto tinha de mudar! Fui  pesquisar informações na internet de receitas saudáveis e descobri o vosso facebook, apaixonei-me pela ideologia “vida saudável” e não dietas…
Deixei de beber sumos (talvez um sumo de laranja natural ao lanche, num dia de festa), deixei de colocar açúcar no café (menos 3 pacotes por dia), deixei de comer os doces no trabalho só porque havia, deixei de lanchar bolachas dietéticas, comecei a olhar para os rótulos, acrescentei significativamente legumes às refeições, comecei a comer menos e várias vezes ao dia. Passei a praticar mais exercício, nem que fosse subir 4 andares de escadas em vez de elevador, ir a pé comprar pão, em vez de carro, passear a cadela  a ritmo de jogging, estacionar o carro longe em parque gratuito e fazer as compras a pé…
Resultado: 8 meses depois tinha as análises boas e o peso 56,5kg.
Hoje estou grávida e apesar de ter consciência da necessidade de maior cuidado com a alimentação, a verdade é que os momentos “desespero” são mais intensos e refletem-se mais ainda no peso. Fui obrigada a repouso absoluto durante 4 semanas, agora já posso voltar a mexer-me sem excessos. Com 32 semanas peso 68 kg.
Apesar de terem existido alguns excessos, continuo a tentar manter uma alimentação equilibrada e sigo o exemplo da perna fina: «todos os dias são 2ª feiras», todos os dias são bons para ter uma alimentação saudável, por mim e pelo bebé que cresce dentro de mim.
Obrigada Diário de uma Dietista pela motivação nos seus artigos!

Nós é que agradecemos o seu testemunho, que nos prova que para mudar basta querer, através de aspetos simples do dia-a-dia e não recorrendo a métodos mais restritivos e efémeros.

Afinal para nós «Alimentação saudável não é dieta, é estilo de vida».

Logo-03