Testemunho #3: A Perna Fina

Como vai caro leitor?

Hoje vamos ler a história da Joana, a Perna Fina.fotografia-4-1024x866

Quando em maio/2014 a Joana veio pela primeira vez à consulta de nutrição foi logo considerada uma “paciente-desafio”, não pela razão mais óbvia (emagrecer), mas porque precisava de mudar a sua relação com a alimentação e com o seu corpo. Hoje, passado 1 ano e (quase) meio, continuo a ter o prazer de seguir a Joana, agora “a Perna Fina”, em  consulta mensal. Essencialmente, conversamos sobre o seu novo estilo de vida, de como ultrapassar os desafios da “manutenção” e esclarecemos algumas dúvidas.  Mas, não sou eu que vou contar a história, é a própria:

 

Eu sou a Joana, tenho 29 e há um ano e meio que mudei a minha vida. Hoje, sou uma mulher saudável. Mas, permitam-me que volte um pouco atrás.
Foi na adolescência que comecei a engordar. De repente, gostava de tudo, comia de tudo. Mexia-me muito pouco, para piorar a situação. O meu drama eram as aulas de educação física e os gozos dos meus colegas, que, muito amavelmente, me recordavam que eu era gorda. Gorda fui anos a fio. Experimentei muitas dietas. Perdi muito peso, recuperei-o às vezes em dobro. Todas as dietas que fiz foram muito restritivas. A ideia era cortar alimentos que engordavam, sem me precupar muito com os efeitos desse tipo de alimentação a longo prazo. Porque, durante muito tempo, eu achei que para ser magra tinha de passar fome. E eu passava fome. Muita fome. Lembro-me de um dia quase desmaiar no duche, tal era a minha fraqueza.
Quando decidi mudar de vez a minha vida, e assumi que tinha um problema sério com a comida, comecei a ler mais sobre comportamentos alimentares. Percebi que tinha alguns daqueles comportamentos e que, talvez, a minha solução passasse por frequentar consultas de reeducação alimentar. Percebi que tinha de esquecer tudo o que eu achava que sabia sobre perda de peso e que devia começar tudo de novo. Com avanços e alguns recuos, sinto que tenho feito um caminho consistente. Hoje, considero que tenho um controlo absoluto sobre a comida, num equilíbrio bem doseado entre o que gosto, posso e devo evitar comer.
A par dos cuidados com a alimentação, passei a fazer treinos diários de CrossFit, contrariando todos os anos em que me mexi apenas para me deslocar. Esta mudanças, fizeram-me perder mais de duas mãos cheias de quilos. Num ano e meio, esta minha evolução traduz-se na passagem de uns 72 quil
os e 39% de massa gorda, para 59 quilos e 28% de massa gorda. Mas, na verdade, o que mais me interessa, é que aprendi a comer e a dar ao meu corpo o que ele precisa verdadeiramente para estar nutrido e saudável. Mais, passei a sentir-me uma mulher bonita, como nunca me tinha sentido antes. Uma mulher capaz de quase tudo o que é preciso para ser feliz.
Bjinhos,
Joana.
   Para além de bonita, saudável e feliz, a Joana é também blogger. Conheça-a melhor no site Perna Fina.
  Se quiser também partilhar a sua história de sucesso, não de perda de peso, mas de mudança de estilo de vida, faça-o para geral@diariodeumadietista.com
Logo-03