Já mediu a sua Vitamina D?

FEVEREIRO #mesdaimunidade

Como vai caro leitor?

A vitamina D é um nutriente famoso! Se antes estava relacionada apenas com raquitismo, osteopenia e osteoporose, hoje sabe que as suas funções são amplas e globais no nosso organismo!

Muito mais do que uma Vitamina - uma Hormona!

Estima-se que a Vitamina D module direta ou indiretamente cerca de 3% do genoma humano, participando no controlo de funções essenciais à vida como o metabolismo celular, a regulação dos sistemas imunitário, cardiovascular e musculoesquelético, além da sua interação com outras hormonas, como a insulina e as tiroideias! Assim, para prevenir a depressão, controlar a pressão arterial, reduzir o risco de cancro, ter um sistema imunitário resiliente e um metabolismo eficaz há que se preocupar com esta vitamina!

Quais os benefícios da vitamina D?

Esta hormona é necessária para a absorção do cálcio e do fósforo, garantindo ossos e dentes fortes, bem como músculos saudáveis.

A sua carência no primeiro trimestre da gravidez pode levar a aborto espontâneo e no final pode ser responsável por pré-eclâmpsia (subida dapressão arterial) e, assim, parto prematuro.

A produção de insulina pelo pâncreas requer Vitamina D. Alguns estudos mostraram que, em crianças, o risco de desenvolverem diabetes tipo1 pode ser muito reduzido com um suplemento desta vitamina.

Diminui o risco de doenças cardiovasculares e permite um maior controlo da pressão arterial.

Como por exemplo o lúpus ou a artrite reumatóide. A vitamina D é um imunoregulador que inibe seletivamente o tipo de resposta imunológica que provoca a reação contra o próprio organismo. O tratamento de doenças auto-imunes com vitamina D é recente, mas é visto por especialistas como um grande avanço da medicina. Esta substância mostra um efeito anti-inflamatório nestas doenças.

A falta de Vitamina D favorece o aparecimento do cancro da mama e próstata, entre outros.

Essencial à comunicação saudável entre neurónios!

Previne condições como a dismenorreia (sintomas pré-menstruais) e a enxaqueca típicas da TPM e da menopausa.

ph: Professor Dr. Pedro Bastos

Carência de Vitamina D - "Um problema Europeu"

Durante algum tempo pensou-se que a carência desta vitamina se manifestava apenas em países do norte da Europa, com pouco sol. Porém, atualmente sabe-se que este é um problema global de saúde pública:

Segundo um estudo recente da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, 70% dos portugueses (7 em cada 10 pessoas) com menos de 30 anos têm falta de vitamina D e, entre os mais velhos, o problema é ainda mais grave: 96% da população, entre os 60 e os 90 anos, apresentam um défice deste nutriente.

E porquê?

Uma das razões pode dever-se à baixa exposição solar durante os meses de inverno. Sabe-se que bastam cerca de 20 minutos de exposição diária ao sol de uma zona tão pequena quanto a nuca para sintetizar a dose diária de vitamina D para um adulto saudável. Mas quem o faz? Passamos muito tempo “fechados” em casa, no trabalho, no ginásio…

Vitamina D

Outra das razões, bastante plausível, deve-se ao aumento da obesidade e do excesso de peso em Portugal, que já ultrapassa os 50% da população, segundo as últimas estatísticas! A vitamina D é solúvel em gordura, quanto mais gordura existir nas células, mais estas agem como “depósitos” evitando a chegada da vitamina D ao sangue [fonte 12].

Qual a solução?

Algumas das possíveis soluções são:

Quais os grupos de risco?

Fazer uma exposição responsável ao sol, durante cerca de 20 minutos diários, até às 10h ou após as 16h

As principais fontes alimentares são animais.

Etnias que têm pele escura produzem naturalmente níveis elevados de melanina. A melanina atua como um filtro solar natural, bloqueando os raios solares, condicionando dessa forma a produção de Vitamina D. Quanto mais escura for a pele, maior é o risco de ter défice de “Vitamina Solar”.

A vitamina D é sequestrada pelo tecido adiposo, saindo da circulação e ficando impedida de chegar aos tecidos-alvo.

Doentes que não convertem adequadamente a Vitamina D. Os rins são responsáveis por converter a Vitamina D na sua forma ativa. Idosos e doentes renais devem sem vigiados.

Pessoas que sofram de Doença de Crohn, fibrose quística, síndrome do intestino irritável ou doença celíaca podem não absorver o nutriente em quantidade suficiente.

Como saber se tem défice de vitamina D?

Peça ao seu médico um doseamento da vitamina D nas próximas análises de rotina:

Quais os sintomas do défice de Vitamina D?

A vitamina D emagrece?

Não, mas ajuda bastante se seguir um plano alimentar saudável e fizer exercício! Como?