Dietas Restritivas valem a pena?

Com a chegada do calor e do verão, muitas pessoas procuram soluções “express” para resolver um problema de etiologia mista:

O Excesso de Gordura Corporal

Contudo, ele não se instalou de um dia para o outro, por isso dificilmente desaparecerá de uma forma saudável e definitiva em pouco tempo. Já diz o ditado “depressa e bem, não há quem“. 

As dietas de/para verão

A partir da primavera tendem a iniciar-se dietas alimentares restritivas e desequilibradas que promovem ansiedade, irritação, fome descontrolada, podendo agravar problemas de saúde já existentes, como doenças ósseas, doenças gastrointestinais, hormonais ou descontrolar a diabetes. Em simultâneo, desperta-se a vontade de iniciar atividade física intensa, sem aconselhamento profissional, o que poderá causar lesões e contusões desnecessárias.

    Apesar de ser desejável a manutenção e controlo do peso, quando se ganha algum peso durante os meses de inverno deve sempre recorrer ao aconselhamento de um nutricionista. Em conjunto irão estabelecer um plano alimentar adequado ao seu estilo de vida e às suas necessidades nutricionais, que lhe permita sustentar a perda de peso e sua manutenção a longo prazo.  

Leia também:

Acompanhamento semanal, porquê?

Emagrecer: sozinho ou acompanhado?

Também é nesta fase do ano que começamos a ser “bombardeados” com produtos que  prometem ser a resolução de todos os nossos problemas com o peso! Prometendo perda de massa gorda, firmeza, elasticidade … e tudo sem ter de reestruturar a sua alimentação ou mesmo fazer 1 minuto de exercício! Será que ainda acredita nisto?? Claro que esta é a utopia de qualquer pessoa (comer sem engordar ou emagrecer comendo à vontade) mas, lá no fundo, todos sabemos que tomar “aqueles” comprimidos não fará a diferença, pelo menos de forma definitiva.

    Os suplementos alimentares para emagrecimento são pouco eficazes se não forem complementados com uma alimentação adequada. Pode até ser intolerante ou alérgico a algum dos componentes do produto, causando-lhe desconforto (cólicas, náuseas, vómitos, sensação de desmaio) ou mesmo doença. Veja o exemplo dos produtos com chá verde, conhecido pelo seu efeito termogénico e diurético, mas que pode também causar irritação, tremores, alterações do sono, alergias cutâneas, retenção de líquidos e alterações do sono, sendo também desaconselhado a grávidas e mulheres a amamentar. 

   Ainda assim, existem plantas com propriedades medicinais que poderá tomar em infusão ao longo do dia: centelha asiática, alcaçuz, ulmária, rainha dos prados e cavalinha têm um efeito drenante; já o boldo e o cardo mariano melhoram a saúde do fígado e da vesícula biliar; por sua vez a passiflora, camomila, tília, valeriana, gataria e lúpulo têm efeito calmante, diminuindo a ansiedade e ajudando a controlar o apetite.

     Porém, antes de consumir alguma destas plantas deverá consultar o seu médico ou nutricionista a fim de verificar a compatibilidade com a sua situação clínica. 

Mudar de vez!

    Tal como foi referido, a melhor forma de emagrecer é melhorar os seus hábitos alimentares, integrados num estilo de vida saudável. Existem algumas regras básicas de alimentação saudável que poderá implementar desde já:

  • Beba pelo menos 1,5 litros de água por dia; 
  • Pratique atividade física moderada no mínimo 3 vezes por semana ou caminhadas diárias de 30 minutos; 
  • Cumpra um jejum noturno de 12h a 14h;
  • Fracione a alimentação de 4h em 4horas;
  • Faça do jantar a refeição mais leve do dia e de fácil digestibilidade;
  • Acompanhe sempre as refeições principais com vegetais; 
  • Ingira 2-3 porções de fruta fresca pro dia
  • Limite o pão e outras fontes de farinha, em especial, as processadas, como bolachas, biscoitos, barritas…
  • Faça 2 laticínios magros por dia como queijo-fresco, ricota, quark, kefir ou iogurte natural;
  • Prefira cozidos, grelhados, estufados sem molho, salteados em azeite e assados sem gordura; 
  • Evite beber sumos, refrigerantes e bebidas alcoólicas; 
  • Não adicione açúcar em nenhum alimento ou bebida, use adoçante se necessário.

Inspire-se neste artigo que fizemos com… lanches práticos e saudáveis!

O segredo está no equilíbrio

É importante que saiba identificar os alimentos calóricos que promovem o aumento do peso e a doença!

Os alimentos transformados são, habitualmente, os mais nocivos para a saúde por conterem elevadas quantidades de gordura, açúcar, sal e aditivos alimentares. São exemplos os produtos de pastelaria, de charcutaria e em conserva, os doces em geral, as bolachas, as bebidas refrigerantes e sumos de fruta. Estes produtos devem ser evitados, preferindo sempre os com poucos ingredientes, ou seja, com o mínimo de transformação. 

Ainda assim, mesmo os alimentos naturais podem engordar se forem consumidos em excesso, quer isto dizer se comermos maior quantidade de alimentos do que a nossa necessidade energética “calórica”.  

Em conclusão

Uma alimentação equilibrada e variada em conjugação com uma vida ativa são os ingredientes para um peso saudável durante toda a vida.

Caso pretenda iniciar um programa de emagrecimento deverá fazê-lo com o acompanhamento regular de um profissional de saúde que irá adaptar o plano alimentar ao seu estado de saúde, à medicação que se encontra a tomar, à sua composição corporal e estilo de vida. Só assim conseguirá maximizar os seus resultados.

Não opte por soluções rápidas e fáceis, pois estas, mais tarde ou mais cedo, iram revelar-se enganadoras e pouco eficazes. Vá à raiz do problema, trate da sua saúde e sinta-se bem consigo e com o seu corpo o ano todo!