Aniversário do Diário de uma Dietista

Como vai caro leitor? Hoje é um dia especial!

O blog Diário de uma Dietista nasceu a 7 de novembro de 2012.

Lembro-me perfeitamente de como aconteceu:

Tinha sido uma quarta-feira com muito trabalho. Nesse dia havia estado em consulta desde as 9h até às 20h. As consultas tinham sido cansativas a nível físico e mental.

Sempre gostei de escrever. Nessa altura já escrevia há cerca de 2 anos para o jornal da região, com muito bom feedback dos leitores. Contudo, faltava qualquer coisa… queria chegar a mais pessoas!

Foi então que depois desse dia cansativo, onde tinha escutado os anseios, dúvidas e medos dos pacientes, decidi criar o blogue Diário de uma Dietista. O objetivo é e sempre foi ajudar:

Contribuir para uma população e por isso mais livre.

Atualmente, a informação sobre alimentação e nutrição é de fácil acesso, porém, nem sempre credível. Todos os dias surgem novas modas/dietas, vemos reportagens, lemos revistas, ouvimos relatos… toda a gente tem qualquer coisa a dizer sobre nutrição. Quem nunca se tentou a fazer “a dieta da prima da amiga”? Ou buscar por um qualquer “plano alimentar” na internet e segui-lo por 3 dias?

   Será essa a solução para o problema?
   Qual o efeito que terá no seu humor, na sua vida, na sua saúde? 
   Já pensou nisso antes de seguir uma “qualquer dieta”?

Muitos de nós brincam com o organismo: comendo demais, a horas incertas, dormindo pouco, fumando, tomando demasiados medicamentos e suplementos, fazendo demasiadas dietas… Já pensou qual o efeito de todos esse erros ao longo do tempo para a saúde? Todos nós envelhecemos claro está, mas há que “não facilitar”, ou seja, prevenir. Não é a primeira vez que explico quais os efeitos das dietas iô-iô no nosso organismo. Relembre os artigos

É muito importante que reflita antes de agredir o seu corpo com medidas drásticas, seja de exercício, alimentação ou medicação. É para isso que existem os profissionais médicos, dietistas/nutricionistas, treinadores, psicólogos… Não hesite em informar-se ou pedir auxílio aos profissionais, nem que seja para prever os efeitos que aquela “dieta” pode ter no seu caso. Relembre os artigos

     Lembre-se que cada caso é um caso e que o efeito numa pessoa pode não ser igual noutra. A alimentação e a suplementação influenciam as hormonas, o humor, a saúde (física e mental), o desejo sexual e interagem com os medicamentos que toma!

Este é também um dos objetivos do blogue:

Relembre todos os princípios do Diário de uma Dietista

Por outro lado é muito importante perceber qual o papel da Dietista quer em consulta, quer no blogue. Não esquecer que a Dietista é uma profissional de saúde, não é uma amiga, ou seja, embora ouça, console, ajude, encoraje, esta rege-se por um código deontológico que a obriga por exemplo ao sigilo. Tenha sempre isto em conta.

Aligeirando o artigo e em jeito de resumo…

Desde que foi criado, o blog Diário de uma Dietista já publicou centenas de artigos, tendo uma importante rede de seguidores nas redes sociais, por isso o nosso objetivo inicial mantem-se:

Chegar a cada vez mais pessoas, para que tomem decisões informadas e esclarecidas quanto à sua alimentação e saúde.

Parabéns ao Diário de uma Dietista!