Tudo sobre: Aveia

Como vai caro leitor?

Já antes lhe falámos sobre alimentos funcionais, ou superalimentos (d.i. superfoods):

“Alimento considerado bom e para o bem-estar”

O potencial “curativo” ou “preventivo” de alguns alimentos e plantas é conhecido desde o início da humanidade. Atualmente, com a epidemia crescente das doenças crónicas, as pessoas procuram mais soluções fora da medicina convencional. Também a prevenção e a adoção de estilos de alimentação que poupem os recursos do planeta está cada vez mais em voga (ex. vegetarianismo, macrobiótica, flexitarianismo). É especialmente por estes dois motivos que o uso de superalimentos tem vindo a desenvolver-se.

Se é seguidor assíduo do Diário de uma Dietista sabe que somos defensores da alimentação saudável como estilo de vida.  Neste sentido, hoje vamos dar-lhe a conhecer a aveia, enquanto alimento de enorme interesse nutricional

Aveia

A aveia é um dos cereais mais ricos em proteína (cerca de 13,5%). Como qualquer cereal integral, contém cerca de 62% de hidratos de carbono, na sua maioria amido resistente. No seu estado mais puro contém uns excelentes 7g de fibra/100g! O que contribui para uma lenta digestão e absorção dos seus açúcares naturais e exponencia o seu efeito saciante. Quanto à gordura (6%), a maioria são ácidos gordos monoinsaturados, como o ómega-9.

Informação nutricional da aveia - tabela da composição dos alimentos portugueses. INSA 2008

Em termos vitamínicos destaca-se pelo conteúdo em vitamina E (antioxidante) e ácido fólico (essencial na gravidez e para prevenir anemia). Contém ainda triptofano, um aminoácido calmante e saciante.

Quanto a minerais: é uma excelente fonte de potássio, cálcio, fósforo, magnésio e zinco.

Posto isto, como principais atividades biológicas a aveia apresenta:

  • É rica em beta-glucanos, fibras viscosas com efeito cardio-protector, ou seja, diminuem o colesterol e a pressão arterial, assim com os níveis de açúcar no sangue após a refeição.
  • Estimula o bom funcionamento de vesícula biliar e a excreção de bílis.
  • Possui também avenantramidas, vários polifenóis com ação antioxidante, anti-inflamatória e antiprurido, que ajudam a tratar problemas da pele e protegem contra doenças coronárias e cancro do cólon.
  • Contém ainda várias vitaminas do complexo B, com ação sobre o sistema nervoso.
  • Auxilia no emagrecimento por ser saciante, por bloquear a absorção de gorduras, regular a digestão e absorção dos açúcares e por ser laxativa.

Para obter os benefícios enumerados de aveia por dia.

Aveia Biológica

A aveia biológica não contém glúten. Certifique-se de que tem o símbolo "biológico" e "sem glúten".

5 Receitas Saudáveis com Aveia