Como compensar uma festa

Como vai caro leitor?

   Este é mais um artigo de reflexão sobre o nosso comportamento alimentar e sobre a (pouca) importância do peso.

   É comum nas consultas de nutrição  avaliarmos a consistência do comportamento alimentar dos pacientes. Esta é fundamental na manutenção dos resultados. 

Para isso fazemos perguntas simples nas consultas de acompanhamento:

Teve festas/ convívios esta semana?

O que havia? O que escolheu?

Quais considera terem sido os extras da semana?

O que acha que poderia ter evitado ou melhorado?

Ou seja, fazendo o paciente verbalizar, tomando consciência dos seus erros alimentares. Por vezes são “pequenos delitos”, como saltar um lanche, juntar dois, ou comer um bombom, que não se vêem “na balança”, nem são significativos para a saúde.

“Dia livre” Sim ou Não?

Como vai caro leitor? Hoje vamos a um tema de caráter comportamental, ou seja, sobre a forma como agimos em determinadas situações. Este tema baseia-se essencialmente na desmistificação do “Dia Livre”,

Ler o artigo »

Outras vezes são excessos graves, compulsões, descontrolos, “perdidos por 100, perdidos por 1000”, comprometendo os resultados e a motivação.

Escala de restrição alimentar
Mas vejamos por que razão não se deve pesar depois de uma “festa”:
 
 O maior erro que pode fazer para com a sua motivação e dedicação à alimentação saudável é pesar-se depois de uma situação com excessos alimentares. 
Muitas pessoas acham que essa é uma forma de motivação para que se passem a “comportar” melhor. Contudo, para a maioria é só uma forma de desmotivação, assumindo “já que aumentei 500g depois do jantar de ontem, deixa-me comer mais isto que amanhã penso no assunto!”.

Fatores que aumentam a retenção de líquidos

Isto significa que quando se pesa após uma festa está essencialmente a pesar os alimentos que consumiu “na festa”, mais a água que reteve por todos os fatores anteriores. Basta comer as entradas, o prato, a sobremesa e beber vinho! Este aumento de peso depende do que comeu e pode chegar a vários quilos (mais 2 a 3kg). É difícil formar mais do que 50-100g de gordura durante um dia. Na realidade o nosso organismo faz tudo para não formar gordura, especialmente quando já a tem em quantidades suficientes. Tratam-se de mecanismos de regulação hormonal do peso, também chamados de “ponderostato”.

Fonte: Instagram @sergioveloso
Pense bem:
Depois de um convívio à mesa costuma sentir-se enjoado, inchado, sem apetite, com sede, com o abdómen distendido e jura que da próxima terá mais cuidado? De nada valerá pesar-se e muito menos medir a % de massa gorda, pois esta terá certamente descido, em função do aumento da  % de água e de comida, ou seja, estão falseados! Espere mais uns dias, ponha estas regras em prática e tudo regressará ao que era:

É essencial para controlar o apetite e acelerar o metabolismo. Assim, planeie os seus lanches e traga-os consigo para o trabalho. Tem variadíssimas hipóteses: iogurtes, pão integral, queijinhos magros, fruta fresca, frutos secos, vegetais crus, tostas integrais, muesli de cereais e sementes, gelatina sem açúcar… Veja o seguinte artigo sobre Lanches saudáveis.

 É verdade que o nosso organismo à noite precisa de menos calorias para manter as suas funções e que por razões hormonais não precisamos de tanto alimento. Assim, aproveite o jantar para compensar o que comeu a mais nos dias anteriores. Opte por jantares leves e de fácil digestão como sopa de vegetais, carne ou peixe apenas com vegetais, uma salada de vários vegetais com queijo fresco… Evite pão, bolachas e cereais à noite. Veja o artigo Jantares para controlo do peso.

Depois dos excessos alimentares é normal que o intestino se ressinta, ficando mais cheio e lento. O nosso objetivo é tornar a passagem dos alimentos o mais rápida possível ao longo do tubo digestivo. Como fazemos isso? Comendo várias vezes ao dia, fazendo exercício, aumentando o consumo de líquidos e aumentando o consumo de fibras, por exemplo: escolher frutas especialmente ricas em fibras (morangos, kiwis, manga, papaia), adicionando sementes às refeições (ex. linhaça, chia, sésamo), consumindo cereais integrais (ex. pão, farelo de trigo e muesli), adicionando figos e ameixas secas aos cereais ou às saladas e consumindo mais vegetais. Veja o artigo Entenda e trate a Prisão de Ventre e Combater o inchaço abdominal.

É através da urina que a maior parte dos resíduos do metabolismo são excretados. Assim, quanto mais água beber, mais está a promover a saída dos “excessos” dos últimos dias. É recomendado mais de 1,5l de água, bebida ao longo do dia. Portanto, não tem benefícios se beber rapidamente e só num período do dia. Pode ainda optar por fazer uma infusão de ervas ou frutos, sem adicionar açúcar, para que seja mais agradável. Veja o artigo Tisanas diuréticas

Se comeu mais, mexa-se mais! Não só para ajudar a “gastar” as calorias que ingeriu, mas principalmente para auxiliar a drenagem, evitando retenções de líquidos, para melhorar o trânsito intestinal e ajudar a controlar o apetite. Tudo vale, desde caminhada, natação, bicicleta, dança… faça o que puder e o que gostar!

Em suma:
Depois de 3 a 4 dias a cumprir estas indicações pode voltar a pesar-se e verificar que aquela “festa” não teve afinal qualquer desvantagem para o seu peso.
Porém, lembre-se que o peso é apenas um componente da saúde afetado pelos excessos alimentares. Para além deste, muitos outros são implicados como a produção de gorduras para o sangue, a regulação do açúcar, do sono, das hormonas, etc.
 
Cuide-sei todos os dias, permitindo-se usufruir ocasionalmente do prazer de um alimento menos saudável que realmente aprecie! Tudo tem um equilíbrio.