Nutrição não é emagrecimento

Como vai caro leitor?

Hoje vamos falar-lhe sobre nutrição. Todos os dias nos surge uma razão para falar disto, e porquê?

Porque persiste a ideia que “cuidar da alimentação” é so para quem quer emagrecer. Todos os outros podem comer o que querem, quando querem, aliás, citando, “têm sorte”! Se pensa assim vamos mostrar-lhe porque deve repensar:

Começando pelas crianças...

Atualmente sabemos que o que comemos  antes e durante a gestação influencia o bebé dentro do útero. Uma nutrição desequilibrada pode predispor a diversas doenças futuras como diabetes e obesidade.

Leia mais em…

Até durante o aleitamento estamos a influenciar a saúde do bebé, uma vez que esta é a sua única fonte de alimento. A alimentação da mãe determina o que está no seu leite, desde o conteúdo em açucares, gorduras, micronutrientes, odores e sabores. 

Saiba mais em…

Ao longo do crescimento a criança vai demonstrar gostos inatos (doce, salgado), mas também aqueles que lhe incutiu desde o momento da concepção. Antes de dar um doce ao seu filho, achando que pode porque é magro ou está em crescimento, lembre-se que é justamente por isso que não o deve fazer. As suas células reproduzem-se a um ritmo alucinante, tudo o que come é utilizado nesta construção. Gostaria que o seu filho tivesse células feitas a partir de alimentos pouco saudáveis? O que acha que isso pode causar em conjunto com os determinantes genéticos? Vamos prevenir desde cedo.

Saiba como influenciar positivamente os hábitos do seu filho ao longo do crescimento nos artigos…

Quanto aos adultos...

Os adultos são o resultado dos seus comportamentos ao longo da vida.

O nosso corpo é muito inteligente, ele vai-nos avisando do “mal” que lhes estamos a fazer, até que um dia, um órgão cansa-se ou algo falha. Aí as pessoas questionam-se “Porquê eu? Porquê a mim?” esquecendo-se do que infligiram ao seu organismo durante anos. Eis alguns exemplos simples:

  • Quantas mulheres têm um metabolismo lento e defensivo devido a todas as dietas e medicamentos para emagrecer que já tomaram? Leia Recupere o seu metabolismo
  • Quantas desenvolvem hipotiroidismo justamente pela mesma razão? O corpo cansa-se de lutar contra o “engorda/emagrece”, “restrição/ desinibição”. Leia Nutrição & Hipotiroidismo
  • Quantas têm ciclos hormonais irregulares e são inférteis devido ao excesso de peso e maus hábitos?
  • Quantas têm menopausa precoce pelo mesmo motivo?
  • Quantas pessoas desenvolvem doenças inflamatórias intestinais graves por ignorarem a sua intolerância à lactose, a sua prisão de ventre e insistirem em comer os alimentos que sabem ser-lhes prejudiciais, aprendendo a viver com sintomas incómodos e perigosos?
  • Quantas desenvolvem cancro do estômago ou do cólon e do reto por comerem poucos vegetais, nenhuma fruta e muitas carnes vermelhas, enchidos, farináceos refinados?

Leia também…

Nutrição & Aconselhamento Nutricional para TODOS

Poderíamos continuar indefinidamente a enumerar razões pelas quais deve cuidar da sua alimentação e para isso deve ser acompanhado por um nutricionista. Ninguém nasce ensinado! Nas nossas consultas para além de irmos de encontro às necessidades por si identificadas, acompanhamo-lo ao longo do tempo construindo o seu plano alimentar para o futuro, totalmente individualizado, estudando as suas (in)tolerâncias, as suas preferências e possibilidades.

Felizmente, temos cada vez mais pacientes, de todas as idades, que vêm à consulta apenas para aprender, para adquirir novos hábitos, serem mais saudáveis e melhorarem a sua qualidade de vida.

Consulte os nossos pontos de consulta neste link e conheça a nossa equipa. Venha tratar de si!

Principais áreas de Intervenção da Nutrição