Emagrecimento & Idade

Como vai caro leitor? Hoje vamos escrever sobre um assunto que com certeza já se questionou:

Será que é mais difícil emagrecer ao longo dos anos? Ou será um mito?

Esta é uma ideia generalizada, especialmente entre mulheres: “emagrecer após os 40 torna-se mais difícil!”, mas será verdade? Vamos investigar:

 Ao longo do ciclo de vida as necessidades metabólicas alteram-se. Quer isto dizer que a energia (calorias) que uma criança precisa, não é igual à de um adulto ou idoso. Compare as seguintes tabelas:

 
Tabela 1 – Comparação necessidades energéticas ao longo ciclo de vida (Fonte: CNAM)
Tabela 2 e 3- Comparação de necessidades energéticas em mulheres e homens, de acordo com o nível de atividade física (Fonte: CNAM)

Ao analisar a tabela 1 podemos verificar uma diferença significativa entre as necessidades energéticas de ambos os géneros. Para além disso, até aos 18 anos o aumento é gradual e significativo para homens e mulheres. Apesar de dos 19 aos 74 anos haver um decréscimo, este é muito ligeiro (200-300kcal/dia), o equivalente a um pão com queijo ou um gelado. Portanto, em termos científicos concluímos que há de facto um decréscimo das necessidades metabólicas ao longo do tempo, mas não é muito significativo.

Pelo contrário, quando comparamos os mais com os menos ativos (tabelas 2 e 3), aí sim reside a grande diferença! Veja-se que entre pessoas com a mesma altura, a variação calórica pode ser de 1000kcal (ou mais) por dia! Podemos então concluir que a idade altera ligeiramente as necessidades calóricas diárias, contudo, a grande diferença está no nível de atividade individual.

Para além disso, fatores que diminuem a taxa metabólica ao longo da vida são:

  • Alterações hormonais da tiróide ou outras (ex. menopausa);
  • Toma continua de medicação (ex. corticoterapia);
  • Sedentarismo continuado (hipotonia muscular);
  • Restrição alimentar continuada (dietas iô-iôversus ingestão compulsiva de alimentos;
  • Fraca exposição solar e a “ar livre” (disfunção vitamínica e hormonal);
  • Alterações e privação de sono, stress, ansiedade crónica, depressão.

Quando juntamos vários deste fatores, por exemplo, uma mulher de 50 anos em menopausa, sedentária com história de dietas restritivas, é certo que o seu metabolismo não será tão eficaz como o de uma mulher mais jovem e ativa.

Estaremos então condenados a “engordar”?

Claro que não! É possível manter um metabolismo ativo e saudável, desde que pratique exercício adequado, se alimente corretamente e descanse. Afinal é tão simples! 

Portanto, para manter o seu metabolismo rápido e saudável ao longo dos anos, a receita é simples: