Testemunho #5: «Eu não faço dieta!»

Como vai caro leitor?estilo-de-vida-saudavel-piramidal-net

   O testemunho de hoje é mais uma prova de que tudo é possível quando a mente está preparada. Por vezes só é necessário “um clic” para perceber que tem de mudar o seu estilo de vida. Veja o caso desta leitora que nos mandou o seu testemunho:

 

Chamo-me Sónia e tenho 39 anos.

Sou casada, tenho dois filhos e sempre tive excesso de peso.

Em janeiro deste ano, e depois de um dezembro cheio de excessos, descobri um problema de estômago  (hérnia do hiato)  que me fez entrar em pânico de tal forma ao ponto de não saber o que comer.

Dei por mim a pesquisar na internet sobre coisas tão básicas como o pequeno-almoço, que pão comer e com o quê. E foi aí que “tropecei” no blog Diário de uma Dietista e encontrei a resposta que tanto procurava.

Li e reli os artigos. Pela primeira vez na vida consegui encontrar num só sítio informação simples e clara sobre as dúvidas do dia-a-dia no que toca a alimentação.

Comecei então a seguir as sugestões do blog sobre refeições e receitas. Mas só as que gostava! Até colei as figuras no frigorífico para o caso de ter dúvidas.

Comecei a introduzir alimentos, a substituir outros e apliquei à alimentação do resto da família. Dei por mim a olhar para os rótulos no supermercado e a fazer compras escolhendo com base em calorias e na percentagem de açúcares, algo que me parecia digno de cientista até há bem pouco tempo.

Em dois meses e sem grandes sacrifícios perdi 7kg! Tinha 78. Nunca passei fome e agora, de vez em quando, até como o meu quadradinho de chocolate porque também tenho direito!!

Quando me perguntam que dieta estou a fazer respondo: “Eu não faço dieta!! Só tenho uma alimentação saudável”. Fiz desta frase o meu lema desde o primeiro dia.

Falta dizer que nos últimos anos fui aluna assídua no ginásio, iniciei-me na BTT e no ciclismo de estrada mas o peso “sempre foi comigo” de bicicleta. Eu dizia que fazia desporto para poder comer!! Não podia estar mais enganada…

Hoje já não frequento o ginásio, mas improvisei um na garagem. E adoro!! Faço o que quero, quando quero, poupo dinheiro e ainda vou lá mais vezes!

O objetivo deste texto é muito simples: agradecer ao Diário de uma Dietista o facto de  partilhar informação sobre alimentação saudável de uma forma tão maravilhosamente simples que qualquer um consegue mudar hábitos.

Eu estou a meio do meu percurso. Quero chegar aos 65kg, mas achei que devia agradecer mesmo antes de chegar lá, porque 7 kg, para mim, já são uma grande vitória.

Sei que vou levar mais algum tempo, mas também não tenho pressa.

Obrigada Dra. Catarina e por favor continue.

 

De nada tem de agradecer Sónia, é para isso que trabalhamos e com tanto gosto! São mensagens como a sua que nos fazem querer fazer mais e melhor: para acabar com a “desinformação” e com a “nutrição comercial”. Nós é que agradecemos o seu testemunho inspirador. Força para esta caminhada por uma vida mais saudável e com qualidade.

Logo-03