Testemunho #4: “Reeducação Alimentar é … Ganhar Saúde!”

Como vai caro leitor?

Hoje voltamos aos testemunhos contados na primeira pessoa. Estes são uma fonte de inspiração para quem quer mudar de vida e mostram-nos como tudo é possível quando a mente está preparada:

A CG iniciou as consultas de nutrição em junho 2014. Para além de ter cerca de 10kg de excesso de peso, não conhecia o seu corpo, não sabia o que não tolerava e a fazia “inchar” ao longo do dia, prejudicando o seu trânsito intestinal e por arrasto a sua qualidade de vida. Mais, sempre praticou exercício, mas por desmotivação estava sedentária. Ou seja, estava num ciclo vicioso. O seu percurso até hoje, foi de auto-conhecimento e não (apenas) de emagrecimento. Atualmente, vem à consulta para esclarecer dúvidas e se manter motivada nesta mudança de estilo de vida, que começou há cerca de 1 ano e meio, mas que se quer para sempre. Leia o seu testemunho:

 

“Drª, eu não quero saber do meu peso! Eu quero é, perder esta gordura que tenho e que me incomoda!”

Em Junho de 2015, foram estas as minhas primeiras palavras, aquando da primeira consulta com a Drª Catarina! Depois de alguns planos alimentares (dietas) que, passaram pela minha vida com um sucesso pouco duradouro, mesmo sabendo o que deveria comer, fiquei descrente quanto ao facto de perder peso! Sempre fiz atividade física. E mesmo assim, pouco se notava a ausência de gordura. O peso, esse era constante mas, com excesso!

Incansavelmente, procurei um aconselhamento e acompanhamento alimentar que me inspirasse confiança! Foi então que encontrei o “Diário de uma Dietista”!
Li e reli o Diário! Foi então que, “ralhei” comigo! “Tens de mudar de vida e tomar uma atitude!”
O primeiro passo é sempre o mais difícil, ou o MAIS demorado! O meu foi, o de marcar uma consulta!
Consulta marcada! Então, tudo foi explicado quando à nova alimentação! Levei para casa um Plano Alimentar adaptado às minhas necessidades diárias.
Com o passar das semanas, a diminuição do volume corporal foi notando-se! E com isso, o peso também! Tudo levou e leva o seu tempo! Pois, é fundamental conhecer o nosso corpo e entende-lo! Semana a semana, o Plano Alimentar foi sendo adaptado e melhorado consoante os resultados.
A atividade física, é uma boa aliada para quem quer perder gordura e ganhar músculo. Por vezes, nem sempre estamos em condições para fazer determinados exercícios. O nosso corpo padece e temos que o respeitar!
Assim, a caminhada com passo acelerado é a “Rainha e Senhora” da minha atividade física!

Com este processo, o que mudou na minha vida: maior consciência alimentar, mais auto-estima, mais energia e saúde!
Em suma, ter consciência, ter atitude, mudar o pensamento em relação à alimentação, é a melhor forma de ganhar saúde – é a Reeducação Alimentar!

 

3

 

Logo-03