Testemunho #14: “Temos de acreditar em nós”

Como vai caro leitor?

Voltamos para mais um testemunho inspirador. A MJF partilhou connosco o seu percurso de mudança de estilo de vida. Mostra-nos que nem sempre é fácil, que somos os nossos piores inimigos, por nos boicotarmos com ideias desmotivadoras, por adiarmos constantemente, por acharmos que nunca vamos conseguir, pois “aquilo só acontece aos outros”, ou só é possível com muita fome e sofrimento! Conheça todo o percurso emocional e psicológico da MJ (muito mais do que físico), que com a orientação da nossa equipa atingiu o que nunca pensou ser possível! Inspire-se e acredite!

 

Sempre fui gordinha, pertenço a um a geração que era fixe comer croissant de manhã e lanchar cereais e bolachas de chocolate, da fúria dos ice tea – a minha adolescência foi vivida assim!

Todos os anos engordava nas férias de verão, nunca perdi peso.

Assim passou os anos até chegar ao 18, pesei 80kg, para uma rapariga com um 1,62… parecia uma bolinha…..

Nessa altura decidi que algo deveria de mudar, decidi marcar consulta numa nutricionista: fui acompanhada cerca de 6 meses, onde perdi 8kg, mas como estávamos a chegar ao verão e algumas pessoas me falavam em produtos naturais fantásticos para emagrecer, tentei… o que é certo que perdi 10 kg em pouco tempo (cerca de 2 meses…).

Cheguei ao meus 20 anos, a pesar 62kg e a vestir um 40. Para mim já era fantástico, e pensava para mim…o meu corpo já não consegue perder mais.

Os anos foram passando e recorri às dietas malucas (passar fome) e tomei algumas vezes a esses produtos naturais e nada de exercício, pensava que conseguia controlar o peso, andei entre os 62 a 66 kg, tipo “iô iô”, onde estava um mês em restrição alimentar e o mês seguinte deitava tudo a perder!

Com a chegada dos meus 28 anos, comecei a engordar em maio já pesava 66kg, foi um verão de muitas emoções umas boas outras muito más, o que me levou a cometer excessos alimentares e a não conseguir controlar-me (este sempre foi um erro que cometi, o refugiu na comida).

Nesse verão fui viver com o meu namorado, onde fui pedida em casamento no final de agosto.

Bem uma noiva não se pode casar com peso a mais, mas em novembro já pesava 69kg.

Com a chegada do mês de janeiro, faltavam apenas 4 meses para o casamento, decidi iniciar uma daquelas dietas da moda, comer mal e pagar muito por produtos milagrosos, o que é certo que quase não perdi peso, assim se passou o mês de janeiro, já tinha 70kg.

Em fevereiro comecei a ler as publicações do Diário de uma Dietista, bem como a seguir o blogue da Perna Fina. Nessa altura comecei a perceber que algo muito errado se passava comigo tinha que mudar os meus hábitos alimentares com urgência.

Decidi marcar uma consulta em março.

O que é certo é que com o casamento a chegar e com tudo para organizar (hoje tenho a certeza que foi uma desculpa que arranjei) desmarquei a consulta.

Chegou o mês de abril, o casamento, pesava 70Kg.

Nessa altura foi necessário ir comprar roupa para a lua de mel, um problema, detetei que estava a usar um 42, fiquei incomodada, mas como ia de lua de mel, não me preocupei, o que foi um erro grave.

Claro que engordei na viagem.

Assim chegamos a meio de maio, no dia do meu 29º aniversário pesava 72,5kg, senti-me mal e triste. Para piorar a situação nessa semana fiz a sessão fotográfica de “trash the dress”, o meu vestido de noiva já estava justo.

Foi nesse dia que decidi – vou mudar os meus hábitos alimentares!

 

Assim foi, remarquei a minha 1ª consulta com a Dra. Ana em Benfica, em junho de 2016 pesava 73kg. A Dra. delineou o meu plano alimentar, onde determinamos uma meta de peso 62kg (porque pensava que menos seria impossível).

 

O mês de julho não foi muito produtivo, a adaptação à alimentação… não foi um começo nada fácil!

Livro Emagreça em Casa

Quando fui de férias (agosto 2016), durante viagem, li o livro que a Dra. Catarina publicou (Emagreça em Casa), e decidi: Vou mesmo mudar a minha alimentação, forma de cozinhar, iniciar a prática de exercício, acima de tudo o meu estilo de vida, porque uma coisa é certa, não posso passar o resto da vida a fazer “dietas loucas”, tenho que aprender a comer bem.

Nós portugueses temos um vício terrível, não há momento nenhum de convívio em que não exista comida em cima da mesa!

Assim foi, agosto de 2016, mudou a minha vida para sempre, (todos os dias luto para esse feito!)

Quando fui à consulta após férias, eis que a balança mostrou algo de bom! Perdi peso!

 

A Dra. Ana, desde da 1ª consulta (sempre atenciosa) sugeriu que escrevesse um diário alimentar, escrever o que comia em todas as refeições, se praticava ou não exercício e assinalar todos os disparates que ia fazendo! Uma ferramenta que me ajudou e continua a ajudar muito.

Os meses foram passando, a balança continuava a baixar, e os meus hábitos a mudar, cada vez estava a sentir-me melhor fisicamente, mas principalmente psicologicamente (o subir as escadas do meu prédio, o baixar para apanhar algo do chão, o dormir bem e tranquilamente).

Em cada consulta saía dos Olivais mais motivada, obrigada Dra. Ana!

Eis que chega o dezembro, mês do terror, onde existe sempre desculpa para se fazer disparates (existe sempre um jantar de natal entre amigos, a noite de natal, mil e uma desculpas para se engordar). A Dra. Ana ensinou-me a sobreviver a estes jantares! E à época das festas. Nunca passei fome, aprendi a fazer as escolhas e a conjugar os alimentos.

Em dez’16 pesava 64kg, as pessoas começaram a comentar estás mais magra: “estás a fazer dieta, como é que conseguiste?”. Sempre respondi – desde agosto 16 que mudei a minha alimentação, não faço dietas, mudei os meus hábitos alimentares com a ajuda da Dra. Ana Esteves.

Início de jan’17. Após muita pressão do meu marido, decidi ir para o ginásio para fazer cardio-fitness. Inscrevi-me em aulas de grupo em que variava entre cycling, zumba e localizada.

Nunca me senti à vontade para me mexer muito ou mostrar o meu corpo.

Com muito custo lá comecei, o que é certo com a continuação da alimentação saudável, prática de exercício físico, passei a meta do meu objetivo. Como é possível!!!!  Atualmente peso 57 kg!

Junho 2017 🙂

Nunca pensei nem acreditei que seria possível, em comprar umas jardineiras S, umas calças n.º38/36, vestir uma t-shirt mais justa e sentir bem!

 

Acima de tudo sentir-me bem comigo mesma, acreditar que sou capaz!

Nunca se deve pensar “eu não consigo, nunca vou lá chegar, não vou conseguir usar aquele vestido! Claro que vou conseguir, apenas é necessário acreditar em nós!”

Agradeço à Dra. Ana todas as dicas, ajuda e motivação sempre dada em cada consulta!

Uma coisa é certa, cada pessoa tem um metabolismo, estilo de vida diferente, e a “dieta” da amiga nem sempre se adapta à nossa vida! Acompanhamento nutricional é muito importante!

Ainda acha impossível? Acha que só acontece aos outros? Os outros somos nós! Peça ajuda.
Muito obrigada cara MJ pelo seu testemunho inspirador, continue sempre a tratar de si 🙂